Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Patrulha Escolar intensifica ações de policiamento no período de retorno das aulas

sex, 2 de fevereiro de 2018 05:49

Da Redação

Polícia Militar promove a Operação “Volta às Aulas” na próxima semana

O 53º Batalhão de Polícia Militar retoma, na terça-feira, 6, as atividades da Patrulha Escolar, juntamente com a Operação “Volta às Aulas”. O objetivo é intensificar o policiamento nas instituições de ensino da rede pública e garantir segurança de funcionários e estudantes.

Além do policiamento, militares também ministram palestras nas escolas

Além do policiamento, militares também ministram palestras nas escolas

 

De acordo com informações da Polícia Militar, a Patrulha Escolar é um programa desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que atua preventivamente junto à comunidade escolar, envolvendo pais, alunos e professores, com o intuito de evitar o cometimento de crimes e contravenções dentro e nos arredores das escolas.

Em Araguari, a equipe é composta por dois policiais militares, que visitam as escolas de segunda a sexta-feira, reforçando o policiamento nos horários de saída e entrada de alunos, durante os períodos matutino, vespertino e noturno. Além disso, os militares ministram palestras aos pais e alunos e apoiam os diretores e professores no dia a dia escolar.

A Polícia Militar também fornece dicas e orientações aos estudantes durante o período de retorno às aulas, como: sair de casa mais cedo para evitar congestionamentos; utilizar o uniforme da escola para que o aluno possa ser identificado em casos de acidentes ou abordagens policiais; não aceitar convites de estranhos para passeios de carro ou para entrar em casas, terrenos ou garagens, independente das promessas feitas.

Segundo os militares, também é necessário estar atento ao movimento nas vias próximas à escola. Os estudantes devem transitar nas faixas de pedestres e observar a movimentação de pessoas nas ruas, pois a vulnerabilidade de crianças e jovens permite o crescimento de possíveis roubos e furtos.

Os militares também orientam os pais a, sempre que possível, acompanharem as crianças até a escola; antes de escolherem um transporte escolar, buscar informações a respeito do registro do veículo, suas condições de segurança e o credenciamento do condutor; e ao observar alguma situação estranha ligar para o número 190.

Sobre a Patrulha Escolar

Os militares que fazem parte da Patrulha Escolar, além de participarem da formação padrão, recebem um treinamento específico para a atuação no ambiente escolar e no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Além disso, para a eficácia do projeto, o gestor da escola, junto à Polícia Militar, desenvolve ações específicas e, em casos de conflitos ou crimes, deve acionar os militares. Os interessados em solicitar a presença da Patrulha Escolar devem entrar em contato com o 53º Batalhão de Polícia Militar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: