Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Diretoria da Amvap realiza cerimônia de posse

sáb, 20 de janeiro de 2018 05:37

por Tatiana Oliveira

Essa é a oitava vez que um prefeito de Araguari assume a cadeira da presidência da Associação

Ontem, 19, pela manhã, a diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap – tomou posse em Araguari. A cerimônia aconteceu às 10h na sede a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, com a presença de populares e autoridades. No momento foram apresentados os novos diretores da entidade, os Consórcios de Saúde, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro – CIDES, o Conselho Fiscal e Comissão Especial de Assessoramento.

Ao contrário do início de 2017, o prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (MDB) ocupa neste ano a cadeira da diretoria como presidente. Na época, Araguari ficou descredenciada, o que durou nove meses. O motivo alegado na data foram as contas municipais. Ao final de novembro do ano passado o município retornou à Amvap, em reunião no Palácio dos Ferroviários.

Presidente: Marcos Coelho de Carvalho – prefeito de Araguari

Presidente: Marcos Coelho de Carvalho – prefeito de Araguari

 

Em meados de dezembro o peemedebista foi eleito presidente para o mandato 2018, durante assembleia geral na sede da Associação em Uberlândia. Com a saída de Uberlândia, Araguari é hoje uma das maiores cidades da Associação. Ao longo dos 37 anos, o município de Araguari, hoje com 117.445 habitantes (estimativa IBGE 2017), assumiu a presidência da entidade no total de sete mandatos. Esta será a oitava vez que a cidade se coloca à frente da diretoria. O primeiro prefeito de Araguari a assumir a presidência, foi um de seus fundadores, Fausto Fernandes de Melo, em 1982.

Marcos Coelho assumiu a gestão 2018 a partir do dia primeiro de janeiro, com duração de um ano. “Daremos continuidade a essa luta, tendo como referência e inspiração os presidentes que me antecederam para fazer um bom trabalho neste ano”, diz o presidente da Associação.

Durante o evento foi entregue a Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista, comenda de reconhecimento pelo desenvolvimento de ações em favor da causa municipalista. Os agraciados com a homenagem foram o deputado federal Marcos Montes, o prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz de Oliveira; o secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo – CISTRI, Rodrigo de Alvim Mendonça e o presidente do grupo Luta Pela Vida, de atenção a pacientes oncológicos do Hospital do Câncer de Uberlândia, Renato Alves Pereira.

O fundador e primeiro presidente da associação, Fausto Fernandes de Melo, recebeu uma homenagem durante a cerimônia. O ex-presidente da Amvap, o prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz de Oliveira, recebeu durante o evento a Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista e agradeceu a oportunidade. “É motivo de muito orgulho deixar a presidência com essa comenda e entregar a responsabilidade para o Marcão. Araguari é uma cidade forte, representativa que vai nos auxiliar muito nesse momento tão difícil que estamos vivendo no estado e no país”, diz Oliveira.

Primeiro presidente da Amvap foi prefeito araguarino Fausto Fernandes de Melo

Primeiro presidente da Amvap foi prefeito araguarino Fausto Fernandes de Melo

 

Pacto Federativo

O prefeito de Araguari e atual presidente da Amvap aproveitou sua fala para pedir o apoio dos três deputados federais que estavam presentes no evento e solicitar apoio no pacto federativo. “Os impostos são recolhidos e apenas 8% fica no município, que é onde mais se utiliza os recursos. Por isso pedi para que, cada um dos deputados, se posicionasse a respeito, e todos foram favoráveis”, coloca o prefeito Marcos Coelho de Carvalho.

O Pacto Federativo tem relação com os mecanismos de partilha da receita dos tributos arrecadados entre os entes da Federação, sendo exemplos desses mecanismos os Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios e os Fundos Constitucionais de incentivo ao desenvolvimento regional.

Amvap e CISTRI

A Amvap não recebe recurso a nível Federal e Estadual, sendo assim, é mantida pelos 24 municípios credenciados que pagam as contribuições devidas para a manutenção da entidade. Assim, o credenciamento do município tem um custo de aproximadamente R$ 70 mil mensais; em contrapartida, são oferecidos produtos e serviços a partir de convênios firmados entre as cidades participantes. Além disso, são disponibilizadas consultas e exames de média e alta complexidade e que estão ligados ao Consórcio Municipal de Saúde.

Diretores da Amvap, Consórcios de Saúde e CIDES são empossados

Diretores da Amvap, Consórcios de Saúde e CIDES são empossados

 

O município também está associado ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (CISTRI/MG). O Consórcio desenvolve ações e serviços de saúde, observando os preceitos que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) especialmente no que tange ao gerenciamento dos serviços de urgência e emergência. A sede do CISTRI está instalada em Uberlândia; conta com 27 municípios credenciados e é responsável pela implantação do SAMU na região.

Confira a composição da diretoria para o mandato de 2018 da Amvap:

Presidente: Marcos Coelho de Carvalho – prefeito de Araguari

  • 1º vice-presidente: Saulo Faleiros Cardoso – prefeito de  Monte Carmelo
  • 2º vice-presidente: Wender Luciano de Araújo Silva – prefeito de Gurinhatã
  • 3º vice-presidente: Anuar Arantes Amui – prefeito de Prata

 

CONSELHO FISCAL

  • Dário Borges de Rezende – prefeito de Cascalho Rico
  • Lindomar Amaro Borges – prefeito de Indianópolis
  • Alessandro Camargos – vereador de Prata
  • Edson Nascimento – vereador de Gurinhatã

 

COMISSÃO ESPECIAL DE ASSESSORAMENTO

  • Valdemar Resende Filho – vice-prefeito de Romaria
  • Paulo Ricardo Rodrigues Alves – vice-prefeito de Cachoeira Dourada
  • Douglas Almeida Barbosa – vice-prefeito de Campina Verde

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: