Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Primeira sessão anual da Câmara contou com homenagem e evidência da falta de acessibilidade

qua, 17 de janeiro de 2018 05:13

Da Redação

A primeira sessão anual da Câmara Municipal contou com a presença de familiares e amigos de Divina Eterna Cardoso, que faleceu no último fim de semana vítima de uma doença pulmonar. Além das atividades na presidência da Adefa (Associação dos Deficientes Físicos de Araguari) ela somou na vida profissional e social inúmeros serviços prestados a comunidade como em Conselhos Municipais.

Moção de pêsames foi apresentada pelos vereadores, os quais denominaram Divina como uma mulher guerreira. “Apesar de todas as dificuldades, sempre estava sorrindo”, destacou o vereador Paulo do Vale (PV).

Divina Eterna Cardoso durante entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo em outubro do ano passado

Divina Eterna Cardoso durante entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo em outubro do ano passado

 

A atuação dela diante dos desafios da vida foi exposta durante a sessão da Câmara pela vereadora Virgínia Alcântara (PTC). “Ela trabalhava nos Conselhos, onde não somos remunerados. Enquanto secretária de Trabalho e Ação Social a Divina nos representou nos conselhos a níveis municipal, estadual e federal como delegada, defendendo a mulher. Em convenções e reuniões, criou diretrizes sendo essencial para que mudanças legislativas fossem impostas nacionalmente”, afirmou.

Além de atividades consolidadas junto a gestões municipais anteriores, características como exuberância e superação foram enaltecidas pelos edis. “Ela era uma mulher negra e deficiente, veio de uma luta muito grande, e sempre se apresentava bonita, com palavras positivas, de valorização, de que é possível ser respeitada e vencer os desafios”, completou Virgínia Alcântara.

O vereador Warley Ferreira “Maravilha” (PMB) também promoveu moção de pêsames a família de Divina e aproveitou para solicitar a reativação do elevador do Plenário, interditado há quase dois anos durante uma audiência pública com a presença do comando da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Requerimento acerca da necessidade de conserto ou troca do elevador foi apresentado em fevereiro do ano passado pela vereadora Virgínia Alcântara.

O esposo de Divina, Juliano Alberto Pereira, e o amigo da família Ailton Alves de Moura, que são cadeirantes, precisaram de ajuda para ter acesso as homenagens que ocorreram no plenário. “Nos sentimos envergonhados em recebê-los desta forma”, concluiu o vereador Warley “Maravilha”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: