Conselho de Alimentação Escolar encerra o ano com saldo positivo
sáb, 16 de dezembro de 2017 05:16por Carolina Rodrigues
Na última reunião de 2017 foi apresentado o saldo de estoque do departamento de Alimentação Escolar e planos para o próximo ano
Na escola, o recreio é um dos momentos mais aguardados pelos alunos. A breve pausa para descansar e se alimentar é fundamental para um bom rendimento escolar. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) existe para fiscalizar a qualidade do alimento servido a centenas de estudantes, todos os dias da semana.

A última reunião do ano aconteceu na tarde de ontem, 15, na secretaria de Educação
Representantes das escolas municipais, do Poder Executivo, pais, servidores da prefeitura e entidades civis formaram este conselho em 2010 para acompanhar a aplicação de recursos destinados à alimentação, bem como determinar cardápios e fiscalizar questões de higiene.
A coordenadora do departamento de Alimentação Escolar (DAE) Waldeni Maria de Assis, comenta que, “no começo, as escolas nos viam como um órgão que viria para punir os casos de irregularidades. Hoje, nos veem como companheiros. Estamos aqui para auxiliar, orientar e tornar ainda melhor a alimentação escolar”.
A cada quatro anos são nomeados novos representantes, sempre com o objetivo de qualificar as vistorias. Atualmente, a presidente do CAE é Marlene Alves Carrijo, também coordenadora do Centro de Atenção Integral à Criança Dr. Arcino Santos Laureano. Ela afirma que estar no conselho a ajudou a compreender melhor todo o processo da alimentação escolar e a importância do trabalho que é feito pelos membros.
Todos os meses, cerca de cinco escolas municipais são fiscalizadas. No local, são observados e orientados vários pontos, entre forma de armazenamento, higiene e prazos de vencimento. Além disso, são feitas reuniões mensais entre os membros do conselho, para prestação de contas, organização de novas vistorias, entre outras decisões, de acordo com as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A última reunião de 2017 do CAE aconteceu na tarde de ontem, 15. Na ocasião, a coordenadora Waldeni de Assis apresentou o saldo de estoque de alimentos não perecíveis, os cardápios para o ano que vem e planos futuros de melhorias.
O saldo apresentado foi positivo, com estoque de alimentos para o próximo ano, principalmente arroz, feijão, macarrão e óleo. Além disso, existe um processo de compras aberto para alimentos de agricultura, fornecidos, em grande parte, pela Agricultura Familiar.
Durante a reunião, a coordenadora apresentou os cardápios, elaborados por nutricionistas, para serem aprovados pelos membros. No caso de alunos diabéticos, com intolerância à lactose ou glúten, por exemplo, é feito um cardápio especial de controle do CAE e da escola; há um projeto para que, no próximo ano, nutricionistas orientem os alunos sobre as doenças e os cuidados necessários.
Ainda na apresentação, a coordenadora citou o processo seletivo, feito pela prefeitura, para contratar cantineiras e serviços gerais para as escolas. Ela ressaltou que, em fevereiro, os selecionados estarão trabalhando.
A reunião foi concluída com otimismo. “Apesar das dificuldades, previstas desde o ano passado, nós conseguimos alimentar todos os alunos com qualidade e sobrou alimentos não perecíveis para o ano que vem”, finaliza.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
