Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Moradores reclamam de animais soltos nas vias

sex, 8 de dezembro de 2017 05:55

Da Redação

A fiscalização e recolhimento é de responsabilidade da secretaria municipal de Serviços Urbanos e Distritais

Recentemente, o vereador Jander Souza Patrocínio (PSB) apresentou um requerimento solicitando a ampliação do Canil Municipal. Hoje, o local tem capacidade para 60 animais, mas são aproximadamente 4 mil espalhados pela cidade.

O problema de abandono de cães afeta os dois lados, dos moradores e dos próprios animais. Um ponto é que, a depender da situação em que se encontram, os animais podem transmitir doenças, prejudicando diretamente a saúde pública.

Por outro lado, na tentativa de se livrarem destes, muitas pessoas maltratam e envenenam. É importante ressaltar que o maltrato de animais é crime ambiental, previsto na lei nº 9.605 de 1998.

Da mesma forma, acontece com animais de grande porte. Em desabafo nas mídias sociais, um homem publicou fotos de gado percorrendo ruas no bairro Bela Suíça. A reportagem do Gazeta do Triângulo não conseguiu contatar o cidadão, mas situações como esta se repetem com outras pessoas e em vários bairros.

Em conversa com alguns moradores dos bairros Maria Eugênia e Brasília, recebemos diversas reclamações a respeito desses animais. “Várias vezes presenciei cavalos e jumentos no canteiro central da avenida Batalhão Mauá. Mas, até então, não sabia como proceder ao avistar esses animais”, relata uma moradora.

A secretaria de Serviços Urbanos e Distritais é a responsável pela fiscalização e recolhimento de animais soltos pela cidade. Os cachorros são encaminhados ao Canil Municipal e os equinos ao Curral Municipal.

Em relação ao gado, o secretário da pasta, Cândido Costa Arruda, pontua que não há o recolhimento; o procedimento, neste caso, é encontrar e notificar o proprietário do animal.

“Esse trabalho de notificação é realizado com o auxílio da Polícia Militar de Meio Ambiente. O problema é recorrente, mas estamos trabalhando e fiscalizando”, finaliza o secretário. Pessoas que encontrarem animais soltos nas vias devem informar a secretaria, através do telefone 3690-3181.

3 Comentários

  1. amir chaves disse:

    O “sexto” parágrafo dá a entender que os cães são recolhidos e encaminhados ao canil municipal (seria o correto e castrá-los). Mas como entender… o espaço comporta 60 animais e temos mais de 4000 (quatro mil) animais de rua ou nas ruas. Se são recolhidos regularmente para onde estão indo?

  2. Anonimo disse:

    Aqui em “ARAGUARI-MG” Pode tudo!!! E um Absurdo!!! Cidadãos que moram nos bairros Brasilia e Maria Eugenia criam cavalos nos quintais de suas casas e não dá nada. Ainda usam a praça do PSF como aerea de pastagens para seus animais. Outro dia chegando em casa, achei que estava acontecendo um leilão na praça do PSF. Sei que os propietarios destes animais usam esses animais para trazer a renda familiar para sustento de suas familias. ” Talvez um dia com a ajuda dos profissionais(fiscais) desta secretaria mude essa situação”

  3. Ana Prado Rosa disse:

    os bicho fica nas ruas e os povo dá comida pra eles e agua pra eles nao ter sede. quando eles recolhe os cachorros eles da banho e da comida. o marcos coelho é um prefeito que faz as benfeitoria e a dignidade muito boa pros pessoal.

Deixe seu comentário: