Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Políticas Sobre Drogas ministra palestras em escolas de Araguari e Cascalho Rico

qui, 30 de novembro de 2017 05:34

Da Redação

Eventos ocorreram durante a “Semana de Educação para a Vida”

A secretaria de Políticas Sobre Drogas ministrou, durante a “Semana de Educação para a Vida”, palestras com o tema “álcool e outras drogas” em escolas de Araguari e Cascalho Rico. Além de ações de prevenção, a pasta realiza o trabalho de acolhimento dos dependentes.

De acordo com a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza, o Papo Legal foi ministrado pela primeira vez aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal “São Judas Tadeu”, de Cascalho Rico. “Esse foi um trabalho inovador, muito bem aceito pelos alunos e professores. Inclusive, fomos convidados a retornar e ministrar a palestra aos estudantes do Ensino Médio”.

A coordenadora comenta que a realidade de Cascalho Rico é diferente de Araguari. “Apesar de haver o uso de drogas, não há situações críticas como as de Araguari, de pessoas morando nas ruas e até mesmo homicídios relacionados a essas substâncias”.

Em Araguari, o Papo Legal foi ministrado na Escola Estadual “Professora Katy Belém” aos alunos de 7º a 9º ano. “Essa escola atende a uma região em que há um grande número de usuários. Muitos alunos tiveram o primeiro contato com algumas substâncias, mas eles demonstram muitas dúvidas, principalmente para desmistificar informações contraditórias de pessoas que usam drogas e querem aliciá-las”.

Segundo a coordenadora, o trabalho é muito bem recebido nas escolas. “As escolas nos procuram e só não atendemos um número maior devido ao tamanho da nossa equipe. Também temos colhido os frutos dessas ações, pois as escolas nos retornam para relatar casos de jovens que deixaram as drogas, ou que estavam começando a usar e não prosseguiram, devido ao nosso trabalho”.

A secretaria de Políticas Sobre Drogas promove atividades durante todo o ano em escolas, empresas, igrejas e outros locais. “Temos atividades quase toda semana, voltadas para diferentes faixas etárias. Nós promovemos blitz educativas, eventos esportivos, marchas, encontros cristãos e muitas ações de prevenção. Nosso trabalho está sendo reconhecido a nível estadual e sendo usado como exemplo para outras cidades”.

Além de ações de prevenção, a secretaria também realiza um trabalho de acolhimento e encaminhamento de usuários. “Nós fazemos um trabalho muito sutil de cuidados do dependente e dos familiares. As pessoas nos procuram e temos conseguido várias internações, não só em Araguari, mas em toda a região”.

Os interessados em agendar palestras ou em obter informações para internação podem entrar em contato com a secretaria de Políticas Sobre Drogas, das 7 às 17h, pelo número (34) 3690-3210, ou pessoalmente no endereço praça Gaioso Neves, 129, bairro Goiás. “Lembrando que o trabalho de prevenção não é imediato, mas em longo prazo. Lançamos uma semente hoje e colhemos os frutos com o passar do tempo”.

Papo Legal

O Papo Legal é uma proposta da secretaria de Políticas Sobre Drogas que se refere à prevenção do uso de substância, utilizando de ferramentas que não sejam de caráter repressivo ou proibicionista. A proposta é realizar diálogos pontuais, informais e interativos, com metodologia e linguagem atrativa e própria para crianças e adolescentes, levando em consideração o cenário de relações sociais fragilizadas, especialmente no âmbito familiar.

Semana de Educação para a Vida

A “Semana de Educação para a Vida” ocorre em escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país desde 2009. O objetivo é que sejam ministrados conhecimentos relativos às disciplinas que não constam no currículo obrigatório das escolas, como Ecologia e Meio Ambiente, Educação para o Trânsito, Sexualidade, Prevenção contra Doenças Transmissíveis, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Prevenção ao uso e abuso de Álcool e outras Drogas, dentre outros temas.

Os assuntos podem ser ministrados através de seminários, palestras, exposições, visitas, projeções de slide, filmes ou qualquer outra forma não convencional. Além disso, os convidados para ministrar os conteúdos devem possuir nível comprovado de conhecimento sobre o assunto abordado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: