“Concurso da Ecoturminha em Guardiões da Árvore” premia alunos e professores da rede municipal
qua, 29 de novembro de 2017 05:45Da Redação
A secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, realizou, nessa terça-feira, 28, a entrega dos prêmios do “Concurso da Ecoturminha em Guardiões da Árvore”.
De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, Silvia Helena Fernandes Sousa, a ideia para o concurso surgiu após o lançamento da revista da Ecoturminha. “A revista foi lançada pelo Programa Gira Sol, juntamente com o Ministério Público (Curadoria de Defesa do Meio Ambiente) e, para enriquecer ainda mais o projeto, pensamos em uma forma de trabalhar a temática nas escolas, por meio de um concurso com premiação”.

Estudantes foram premiados com bicicletas, tablets e bolas oficiais
O concurso foi dividido em três categorias, sendo o Desenho voltado aos alunos do pré-escolar ao 3º ano do fundamental; o Gibi para os estudantes de 4º a 6º ano do fundamental; e a Redação para os alunos do 7º ao 9º ano do fundamental. “O nosso concurso foi aberto a todas as escolas da rede municipal e contamos também com a participação da Escola Estadual Rainha da Paz. Cada escola selecionou e inscreveu os três melhores trabalhos de cada categoria”.
A coordenadora do programa afirma que o concurso foi muito bem recebido pelas escolas. “O resultado do concurso foi muito positivo e todos amaram. Dessa vez, não valorizamos apenas o estudante, mas também os professores, que trabalham tanto e muitas vezes não tem esse reconhecimento, então, além de premiar os nove alunos, também premiamos nove professores”.
Os prêmios foram adquiridos através de recursos de Termos de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais. Os primeiros colocados ganharam bicicletas, os segundos um tablet e os terceiros colocados receberam bolas oficiais. Além disso, os professores foram premiados com cestas de chocolate.
Segundo a coordenadora, o material do concurso será utilizado para a confecção de um calendário ecológico. “Pensamos em uma forma de divulgar esses trabalhos e iremos confeccionar um calendário ecológico, que será distribuído ainda esse ano. Esse é mais um sonho realizado e, para 2018, temos vários projetos e materiais a serem lançados”.
O concurso também foi parte das ações em comemoração aos 20 anos do Programa de Educação Ambiental Gira Sol. “Tivemos muitos projetos durante esse ano e o mais importante é que conseguimos trabalhar realmente a educação ambiental e de forma responsável, mostrando aos alunos um novo olhar do meio ambiente e uma nova forma de trabalhar a educação, com criatividade e dinamismo”.
O secretário de Educação, Werley Macedo, ressalta a importância do programa. “Nós temos essa parceria com o Ministério Público há muito tempo e esse é um projeto desenvolvido durante todo o ano, pois o meio ambiente é uma temática que não deve ser trabalhada apenas nas escolas, mas também em toda a comunidade”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
