Araguari tem 15 casos confirmados de febre Chikungunya
qua, 29 de novembro de 2017 05:23por Tatiana Oliveira
Com a chegada do período chuvoso, secretaria de Saúde pede colaboração dos moradores no combate ao vetor
O número de casos de notificação de dengue, zica e chikungunya em Araguari é inferior ao registrado no ano passado, é o que afirma a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono. “Por enquanto, está tranquilo. O período chuvoso está intensificando agora e as ações de controle do criadouro do vetor são executadas normalmente”, afirma.

Agentes fazem limpeza de terrenos
Segundo ela, até julho foram notificadas 64 suspeitas de dengue, sendo que 13 foram confirmadas e 47 exames deram negativo. ‘Em agosto não tivemos notificações de dengue. Em setembro foram três, outubro mais duas e em novembro outras três notificações”, relata Hirono.
Em relação à febre chikungunya, o número é menor, mas alarmante. “De janeiro até junho tivemos 27 casos notificados, desses 15 foram positivos, o que equivale a mais de 50% de confirmação. Para evitar um surto, pedimos que a população colabore. Os agentes de controle de endemia estão fazendo sua parte, mas os cidadãos precisam contribuir também”, alarma Hirono. Até o momento não foram registrados casos de febre zika na cidade.
Combate
O Centro de Controle de Zoonoses da cidade realiza diariamente visitas para combate do criadouro do mosquito Aedes aegypti. “Estamos fomentando a educação em saúde, fazendo pequenos mutirões diariamente. Não vamos ter um dia ‘D’ de combate, não podemos dar trégua para o mosquito, o combate tem que ser feito todos os dias, principalmente nessa época de chuva”, coloca o agente de combate de endemias Vicente de Paula Marques de Oliveira.
Hoje o setor conta com 123 agentes, entre o administrativo e os supervisores. “Em média são 63 pessoas que saem a campo, fazendo visitas domiciliares”, afirma Oliveira. Além deles, 10 agentes fazem a cobertura de pontos estratégicos como depósitos de pneus, de reciclagem e os famosos “ferros-velhos”. Outras 15 pessoas ficam responsáveis pelo bloqueio de transmissão. “Funciona da seguinte forma: quando há suspeita de um caso de dengue em uma casa, nós vamos até o local e fazemos o controle com o fumacê nos arredores, para matar o mosquito”, explica.
Minas Gerais em alerta
Minas tem o maior número de casos confirmados de Chikungunya desde 2014. Os casos de febre chikungunya registrados em Minas mantêm o Estado em alerta. Dados do Boletim Epidemiológico, divulgado nesta segunda,27, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mostram que foram registrados, até o momento, 16.956 casos prováveis da doença.
Para se ter uma ideia, durante todo o ano de 2016, Minas teve 462 casos da doença. Em 2015, foram 31 e, em 2014, quando surgiram os primeiros casos, apenas 18.
Até agora, 12 óbitos foram confirmados e outras oito mortes ainda permanecem em investigação. Em relação à dengue, o quadro é o oposto: até o momento, Minas registrou 27.913 casos prováveis, confirmados e suspeitos da doença. No ano de 2016, por exemplo, foram 520.985 incidências da doença.
Dos 27.913 casos, foram confirmadas 14 mortes e outras 11 seguem em investigação. Os óbitos eram de moradores de Araguari, Arinos, Bocaiúva, Capim Branco, Curvelo, Ibirité, Leopoldina, Medina, Monsenhor Paulo, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, São José do Divino, Uberaba e Uberlândia.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
