Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros alerta população para o início do período chuvoso

qui, 23 de novembro de 2017 05:44

Da Redação

Quedas de árvores e alagamentos podem ocorrer com frequência nessa época

A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros atendeu, nessa quarta-feira, 22, a uma ocorrência de queda de árvore na avenida Minas Gerais. Durante o período chuvoso, situações como essa e alagamentos podem ocorrer com frequência no município.

Nessa segunda-feira, 20, os militares foram acionados para realizar o corte de uma árvore de grande porte que estava obstruindo a pista da rodovia MG-413, próximo à ponte Quinca Mariano, que faz a divisa de Minas Gerais e Goiás. A guarnição compareceu ao local, fez a limpeza da via e liberou o fluxo de veículos nas duas pistas. Outra ocorrência foi registrada nessa quarta-feira, durante a manhã, quando uma árvore caiu na avenida Minas Gerais, também obstruindo a via.

 População deve evitar locais próximos às árvores durante as chuvas

População deve evitar locais próximos às árvores durante as chuvas

 

De acordo com o comandante da 3ª Companhia, capitão Fabrício Silva Araújo, durante as chuvas, a orientação é para que as pessoas evitem proximidades com árvores e postes da rede elétrica. “É importante manter a distância para se prevenir em relação às descargas atmosféricas. Além disso, há o risco de quedas das árvores, como ocorreu na manhã dessa quarta-feira. Caso a queda tivesse acontecido em um horário de pico, infelizmente um veículo poderia ter sido atingido”.

Ainda nessa quarta-feira, os bombeiros realizaram vistorias em seis locais para verificar se há o risco de queda de árvores. Caso seja necessário, a equipe realiza o corte para evitar acidentes. Em casos de dúvidas, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e agendar uma vistoria.

Os moradores também devem estar atentos ao plantio de árvores na zona urbana, priorizando as espécies que possuem um enraizamento forte. Algumas árvores adequadas para as calçadas de residências são Ipê roxo, branco, amarelo e rosa; jacarandá mimoso; cerejeira; oiti; quaresmeira; sapucaia; angico; paineira; urucum e flamboyant.

Outra orientação é para que os condutores sigam as normas de trânsito. “Durante as chuvas, as pistas se tornam mais escorregadias e a água pode esconder crateras e buracos, então, as probabilidades de colisões aumentam”. Os moradores também devem posicionar o lixo em estruturas elevadas para que não obstruam as bocas de lobo, evitando alagamentos. “Caso a pessoa verifique um volume considerável de água em alguma via, pedimos para que ela evite transitar no local”.

Segundo o comandante, caso o morador identifique alguma goteira na residência, a orientação é para que busque um profissional especializado para a execução do serviço. “A estatística de quedas de altura no período pós-chuva aumenta consideravelmente e a maior parte dessas ocorrências envolve pessoas não especializadas que sobem nas estruturas para fazer a manutenção. Chegamos a registrar de três a cinco ocorrências de quedas de altura por dia, provenientes de manutenções de coberturas”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: