Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Obras para implantação do Colégio Militar Tiradentes estão em andamento

seg, 20 de novembro de 2017 05:21

por Tatiana Oliveira

Previsão é que sejam concluídas antes de fevereiro, quando está previsto o início do semestre letivo

As obras do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – CTPM – seguem a todo vapor. A escola vai funcionar na antiga sede do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Araguari, que está recebendo adequações. “O quartel foi para um imóvel ao lado e o local está sendo transformado em um colégio”, disse o tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar.

Pelotão do Meio Ambiente está sendo adaptado para receber o colégio

Pelotão do Meio Ambiente está sendo adaptado para receber o colégio

 

A princípio, o colégio terá turmas do 1º ao 7º ano do ensino fundamental, sendo 125 alunos no turno matutino e 100 no vespertino. “Estamos aguardando um posicionamento do CTPM de Belo Horizonte, pois para o 8º ano do fundamental precisamos de um laboratório”, coloca o comandante. Até o momento, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: 25 alunos por sala, do 1º ano do fundamental ao 5º, e 35 por sala do 6º ao 8º do fundamental.

O CTPM Araguari irá receber filhos e netos de policiais militares e de membros da sociedade civil. “Estamos fazendo um levantamento. A intenção é atender a todos. A princípio estimo que 90% das vagas serão ocupadas por filhos de militares e 10% pela sociedade civil”, supõe o tenente coronel.

Segundo ele, caso sobrem vagas, elas serão sorteadas entre os demais interessados. “O Colégio Tiradentes é uma instituição antiga e tem um regulamento próprio. O atendimento é feito por sorteio. A prioridade são os filhos dos PM, depois de bombeiros militares, seguido de funcionários civis da PM”, explica o comandante do 53º BPM. O edital para matrícula deve sair entre o final de dezembro e começo de janeiro do ano que vem.

A escola é gratuita, mas o comandante relata que haverá alguns gastos, principalmente com uniformes. “É uma escola militar, então há um investimento em fardamento, que gira em torno de R$ 1.000 por ano, além do material escolar”, aponta.

Conforme o comandante, o edital para preenchimento das vagas de docentes do Colégio Militar Tiradentes de Araguari deve ser divulgado entre dezembro e janeiro do ano que vem. “O currículo será enviado para Belo Horizonte e analisado. Será uma prova de títulos”, coloca.

O ensino do colégio tem reconhecimento federal por sua excelência em resultados de provas nacionais como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Belo Horizonte, normalmente, as suas unidades entre sempre se colocam entre as 10 melhores escolas públicas, tanto do Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio (ENEM).

2 Comentários

  1. Patricia Pereira disse:

    Primeiramente é um grande sonho lecionar na escola militar e gostaria de saber como será o processo para contratar professores. Obrigada.

  2. Luciano Ferreira disse:

    Bom dia! Nossa família está feliz com esta grande conquista para nossa cidade e espera ter a oportunidade de conseguir vaga para nosso filho que cursará no próximo ano a 3ª série e futuramente nossa filha. Terá vaga para filhos de Agentes de Segurança Penitenciário e Policiais Civis também? Como serão contratados os professores e quais critérios serão usados? Boa semana! Obrigado! Deus abençoe!

Deixe seu comentário: