Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Greenpeace do Cerrado busca voluntários para montar brigada de incêndio em Araguari

sex, 17 de novembro de 2017 05:33

Da Redação

Um dos objetivos do grupo é proteger a Vereda das Araras

Os membros Greenpeace do Cerrado de Araguari estiveram reunidos com os representantes da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros nessa terça-feira, 14, para a apresentação do Projeto Veredas de Plástico. O objetivo da equipe é criar uma Brigada de Incêndios de Florestas em Araguari, visando à proteção da Vereda das Araras.

De acordo com Reynaldo Brito, coordenador do Greenpeace do Cerrado em Araguari, o grupo existe há dois anos no município e vem promovendo ações para a preservação do meio ambiente. “Pertenço ao Greenpeace desde a década de 80 e, quando vim para a cidade de Araguari, percebi que havia muitos problemas ambientais, então, criei o grupo para que pudéssemos promover ações”.

Participantes ministram cursos para transformação de garrafas PET em cordas, vassouras e outros objetos

Participantes ministram cursos para transformação de garrafas PET em cordas, vassouras e outros objetos

 

O coordenador afirma que a Vereda das Araras necessita de diversas ações de proteção. “Essa vereda é a base da água de Araguari e os projetos aplicados no local não estavam surtindo efeito, então, começamos o Veredas de Plástico. Nós queremos aproximar todas as instituições, empresas, indústrias, ONGs, Corpo de Bombeiros e formar uma rede de proteção ao meio ambiente”.

Reynaldo Brito conta que o projeto começou quando a equipe percebeu que havia famílias retirando folhas de Buritizeiros para a confecção de vassouras. “Nós visitamos os bairros que circundam essa vereda, que são o Vieno, São Sebastião e outros, e ministramos cursos ensinando as pessoas a fazerem vassouras utilizando garrafas PET, para que essas folhas não fossem mais retiradas”.

Hoje o projeto conta com o apoio do Ministério Público, que por meio de Termos de Ajuste de Conduta (TAC) permitiu a aquisição de ferramentas, e do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac). “Estamos capacitando as pessoas para que elas possam se tornar microempreendedoras fazendo artigos de garrafa PET, como cordas, vassouras, telas de alambrado e outros. O Imepac abriu as portas e assumiu nosso projeto. Os alunos do curso de Direito estão auxiliando os microempreendedores, os de Administração estão cuidando dos produtos e do marketing e temos também os da Veterinária, que estão nos auxiliando em relação às águas e na criação do Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS).”

O Veredas de Plástico é desenvolvido há oito meses no município. “Estamos nomeando pontos de coleta nas associações de bairro, escolas, indústrias e Imepac, a fim de que as pessoas deixem as garrafas de PET vazias, de forma que esses moradores possam utilizá-las para seu sustento”.

Nessa terça-feira, os membros do grupo estiveram reunidos com o comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, capitão Fabrício Silva Araújo, com o objetivo de montar uma equipe de Brigada de Incêndios de Florestas. “Queremos criar um grupo na região das veredas, para que possamos cuidar do local. Precisamos de aproximadamente 20 voluntários. O Corpo de Bombeiros ministrará o treinamento e também irá fornecer algumas ferramentas de combate a incêndios”.

Segundo o coordenador, ainda não existe uma equipe de Brigada de Incêndio de Florestas em Araguari. “Como o verão está chegando, a expectativa de incêndios é constante e temos medo de que o próximo sinistro de grandes proporções possa extinguir a Vereda das Araras. Aqui no município, existem várias pessoas que se interessam pela preservação ao meio ambiente, então, queremos reunir esses moradores para que possamos contribuir com o excelente trabalho do Corpo de Bombeiros”.

3 Comentários

  1. Janaina Ferreira da Silva disse:

    Que ótima iniciativa, vamos lá pessoal, se tornar um voluntário em prol a sua comunidade,com força e determinação, podemos chegar longe tifo a favor do meio ambiente, urull.

  2. Carla disse:

    Sensacional um projeto implantado com administração em rede em que todos podem contribuir.. Isso traz esperança pra construção de uma cidadania global, voluntária e onde todos tem responsabilidade com os recursos.

  3. Reynaldo Brito disse:

    As Veredas é o oásis do cerrado, devem ser preservadas… e elas estão diretamente ligadas aos aquíferos… E sem aquíferos…não ha vida!!!

Deixe seu comentário: