Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mais de 20 pessoas não prestaram contas da eleição municipal em 2016

sex, 10 de novembro de 2017 05:50

por Mel Soares

A comprovação da movimentação financeira das campanhas eleitorais deve ser feita por todos que se cadastraram a candidatura independente de ter havido renúncia ou anulação da disputa por uma vaga no Legislativo e no Executivo em 2016.

Em Araguari, mais de 280 pessoas precisaram regularizar a situação cujos processos estão sendo analisados pela justiça eleitoral da cidade. Conforme informações do chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, a maioria das contas estão sendo aprovadas, no entanto, vinte e cinco políticos não prestaram contas, o que acarreta em prejuízos. “Há alguns processos com ressalvas, mas isso não gera nenhum impedimento grave. Porém, no caso das contas não prestadas a situação se agrava”, alertou.

Não sendo feita a prestação de contas, os candidatos ficam inelegíveis pelos próximos quatro anos. “Isto é, não poderão disputar as eleições”, afirmou. Além dos transtornos em relação ao cadastro, a pessoa fica impedida de conseguir financiamento e obter passaporte.

Chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, durante entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo

Chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, durante entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo

 

A sentença será publicada na próxima semana no Diário Oficial. O prazo para entrar com recurso junto ao Tribunal termina na próxima sexta-feira, dia 17, sendo necessário protocolar o documento no Cartório Eleitoral aberto de segunda à sexta-feira das 12 às 18h. “Lembrando que, quarta-feira é feriado e, portanto, é necessário se apressar para evitar transtornos”, conscientizou o chefe do cartório.

O processo é encaminhado ao Ministério Público, que pode dar parecer, e depois enviar a Belo Horizonte onde será analisado o recurso. “Se os desembargadores reformarem a sentença a pessoa continua com o direito preservado”, disse.

Guetti não pôde anunciar os nomes, mas disse que eles estarão disponíveis por meio da publicidade da sentença na semana que vem através do Diário Oficial da Justiça Eleitoral. “Só posso adiantar que há políticos que se elegeram nas duas últimas eleições e devem pleitear o cargo na próxima disputa”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: