Modelo de distribuição de vagas em escolas municipais será alterado
ter, 31 de outubro de 2017 05:00por Tatiana Oliveira
Objetivo é acabar com as filas nas portas das instituições no período de matrícula
A cena de pais e mães dormindo na porta dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs – e Centros Educacionais Municipais – CEM – para conseguir uma vaga para seus filhos pode não se repetir neste ano. A promessa da secretaria de Educação é que será adotado um novo modelo para distribuição de vagas evitando a recorrência do problema. “Vamos fazer um cadastro das pessoas interessadas nas vagas que surgem no início do ano”, conta o secretário de Educação Werley Macedo.

Pais costumavam formar filas nas portas das escolas
O cadastro será realizado através de um aplicativo no site da prefeitura e será voltado aos CMEIs e CEMs onde a quantidade de vagas ofertadas é insuficiente em relação à procura. “Temos 16 unidades escolares e apenas em três delas ocorrem essa situação”, explica. O cadastro também pode ser realizado nas instituições de ensino e na secretaria de Educação. “Na semana que vem devemos começar a divulgar sobre o cadastro, pois ele ainda não está aberto”, afirma o secretário.
A inscrição é para fazer um levantamento de demanda das vagas, afirma o secretário. “A pessoa faz um cadastro, gera uma senha e é chamada para um sorteio presencial nas escolas”, explana. “Quem está matriculado não precisa realizar o cadastro, vai renovar a matrícula em novembro/dezembro normalmente”, completa.
Mais vagas
Hoje, a maior demanda de aumento do número de vagas é para a educação infantil, nos CMEIs e na Proinfância. Diversas obras para atender essa exigência estão sendo realizadas na cidade. “Estamos construindo instituições de ensino em várias partes: no residencial Madri, Gutierrez, Santa Terezinha, próximo ao campo do Corinthians, e no Conjunto Alvorada”, relata.
O secretário de Educação conta que até 2020 as vagas devem ser ampliadas em 50%. “A ideia do governo é aumentar entre 100 a 1200 vagas até o final do mandato, para atender essas crianças entre 6 meses a 5 anos”. Algumas obras estavam paradas devido ao atraso do repasse do recurso federal. “Elas estavam paralisadas, pois são custeadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Essa semana fomos informados que houve a liberação de R$ 250 mil para retomar as obras das escolas de ensino infantil no Madri e próximo ao campo do Corinthians e da quadra poliesportiva do Rosa Mameri”, disse.
Ano passado
No ano passado, durante o período de inscrição dos filhos nos CMEIS, pais de alunos formaram filas nas instituições de ensino. Alguns chegaram a dormir na porta de um centro educacional durante três noites. Na época, uma moradora da rua Dr. Canabrava contou à Gazeta do Triângulo que o problema se repetia há aproximadamente 15 anos.
Outros pais reportaram que não conseguiam vagas para os filhos se não dormissem no local. “É desumano. Algumas pessoas chegaram sexta-feira e esperaram até segunda-feira, mesmo com chuva. É uma falta de respeito com a população”, informaram à reportagem na época.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
