Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Níveis de reservatórios de água em Araguari e região continuam baixos

sex, 20 de outubro de 2017 05:00

Da Redação | Com Assessoria

Superintendência de Água e Esgoto mantém campanha para economia do recurso

O nível dos reservatórios de água em diversas cidades do Triângulo Mineiro continua baixo. Em alguns municípios, as chuvas isoladas ajudaram na recuperação de rios, porém, a economia do recurso ainda é necessária.

De acordo com o superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis, os níveis dos reservatórios em Araguari também continuam baixos. “As chuvas eventuais geralmente começam em setembro e nossa expectativa era para um nível maior, o que ainda não ocorreu. Com esse calor e a falta de chuvas, o consumo de água aumenta e não foi possível recuperar os lençóis”.

Moradores devem continuar economizando água para evitar problemas de desabastecimento

Moradores devem continuar economizando água para evitar problemas de desabastecimento

 

O superintendente reforça a necessidade de economizar água nas residências. “A tendência agora é de extrema economia, pois, se esses gastos excessivos continuam, a nossa condição de fornecer água diminui cada vez mais e isso vai gerando prejuízos”.

Devido ao período de seca, o superintendente comenta que os poços artesianos estão com o volume de água inferior ao que é necessário para abastecer a cidade. “A orientação é para que a população economize o recurso, pois, caso o morador esvazie a caixa d’água e ocorra algum problema de abastecimento, ele poderá ficar sem água”.

Para os especialistas, o risco de desabastecimento hídrico em outras cidades do Triângulo Mineiro é considerado pequeno, porém, é necessário aguardar as chuvas regulares para garantir a disponibilidade do recurso. Outro problema causado pela seca prolongada foi a diminuição do nível dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis pela produção de 70% da energia do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas sequenciais devem ocorrer após o dia 24 de outubro, portanto, a orientação é que os moradores não lavem as calçadas, não tomem banhos demorados, fechem a torneira ao lavar a louça e fiquem atentos para possíveis vazamentos nas residências. Além disso, as pessoas que perceberem o desperdício de água podem entrar em contato com a SAE, pelo Disk Desperdício (3242-3579), e realizar uma denúncia anônima.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: