Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Papo Legal: palestras com sugestões de segurança no trânsito

qui, 19 de outubro de 2017 05:14

por Carolina Rodrigues

Crianças e adolescentes das escolas de Araguari aprendem sobre conscientização e gentiliza no trânsito

Estudantes de todas as escolas de Araguari estão participando da palestra “Papo Legal”, realizada pela secretaria de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar de Trânsito e o Corpo de Bombeiros. As palestras fazem parte do projeto “Gentiliza no Trânsito”, que acontece durante todo o ano.

Estudantes da Escola Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabritta foram agentes de trânsito mirins por um dia

Estudantes da Escola Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabritta foram agentes de trânsito mirins por um dia

 

O projeto tem o objetivo de conscientizar o comportamento de todos os cidadãos no trânsito e a gentiliza é um dos aspectos mais importantes para uma mudança efetiva. “Os motoristas têm o conhecimento, mas, muitas vezes, não colocam em prática. Então, nós buscamos mudar o comportamento do cidadão, gerando consciência e gentiliza no trânsito”, pontua Jacqueline Mendes, coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito.

Os estudantes aprendem a segurança no trânsito, enquanto pedestres, ciclistas e passageiros; a importância do uso da faixa de pedestre, do cinto de segurança, do capacete. Além disso, é feita uma simulação prática pela equipe do Corpo de Bombeiros, na qual se mostra o socorro em casos de acidentes.

“Nós temos uma programação pronta até o final de novembro. Abrangemos todos os alunos e estruturamos a palestra com a linguagem de acordo com a faixa etária de cada escola. Nós abordamos até crianças menores de cinco anos, ensinando a usar a cadeirinha por meio de atividades lúdicas”, explica Jacqueline Mendes.

Posteriormente às palestras, os alunos se tornam agentes de trânsito por um dia. “É interessante observar que eles apontam as irregularidades dos motoristas, entregam folhetos e dão orientações”, afirma a coordenadora.

Sargento Venâncio, militar da Polícia Rodoviária, foi um dos palestrantes na Escola Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabritta, no último dia 17, para cerca de 60 alunos. E ontem, 18, os mesmos alunos participaram de uma blitz educativa.

“Eles foram bastante receptivos e absorveram a mensagem que entregavam chamando a atenção dos motoristas que estavam sem cinto de segurança, e, da mesma forma, elogiavam aqueles em condições corretas”, demonstra sargento Venâncio.

Durante todo o ano, os assuntos abordados envolvem o tema “Minha escolha faz a diferença”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  Conforme pontua o policial militar, “é a escolha individual de agi corretamente, sem usar bebida alcóolica; não cometer infrações de trânsito; e, um dos tópicos mais citados, que é não dirigir falando ou digitando mensagem no celular”.

Jacqueline Mendes afirma que o retorno dos professores e alunos é muito positivo. “Nós sempre recebemos vários elogios, porque é uma mensagem importante que trata da vida, da mudança de comportamento em geral. É um trabalho abrangente que desperta a atenção de todos”.

Poetizando o Trânsito

Jacqueline Mendes ressalta que no decorrer das palestras, a secretaria de Trânsito está divulgando o Concurso de Poesia “Poetizando o Trânsito”, no qual todas as escolas públicas e privadas podem participar. A nona edição do concurso tem o objetivo de incentivar a criatividade dos alunos, além de conscientizar para o trânsito em geral.

A secretaria de Trânsito está recebendo os trabalhos até o dia 24 de outubro, de alunos do 1° ao 9° ano. Uma comissão Julgadora avaliará os três primeiros lugares, que serão separados por ano escolar, totalizando 27 poesias premiadas. Os prêmios são uma bicicleta para os primeiros lugares e prêmios surpresas para os segundo e terceiro lugares.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: