Presidente da Associação dos Deficientes Físicos revela desafios e superações
qua, 11 de outubro de 2017 05:39Da Redação
Atividades ligadas ao esporte e ao teatro são promovidas pela classe
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro e hoje, 11 de outubro, é comemorado o Dia do Deficiente Físico conforme divulgado no programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal.

Divina Eterna Cardoso, presidente da Adefa
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), ou seja, 24% da população sendo que 9 milhões são deficientes físicos. Em Araguari, mais de mil pessoas estão cadastradas na Adefa (Associação dos Deficientes Físicos de Araguari).
Divina Eterna Cardoso atua como presidente da associação há quase dois anos. Apesar da falta de recurso para implementar políticas eficazes voltadas a classe, ela afirma que tem conseguido atender a algumas demandas.
Como forma de proporcionar atividades físicas, os associados participam de jogos de basquete sobre rodas. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras das 19 às 22h no ginásio do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos).
A Adefa também possui um grupo de teatro, que atualmente promove ensaios para apresentação de uma nova peça, prevista para ser lançada nas escolas e no Imepac ainda neste ano. “Estamos em busca de patrocínio para que o projeto seja colocado em prática. Enquanto isso nos reunimos duas vezes por semana para os ensaios”, afirmou a presidente.
Ela conta que no segundo domingo de cada mês a sede da entidade é aberta das 14 às 16h. “Além de ser um momento para diversão por meio de bingos também atendemos as demandas daquele associado que necessita da nossa intervenção para conseguir uma consulta médica”, exemplificou. Uma das conquistas recentes foi na parte de fisioterapia. “O prefeito Marcos Coelho (PMDB) cedeu um fisioterapeuta para atender os associados gratuitamente”, acrescentou.
Sobre o mercado de trabalho, Divina falou sobre a Lei 8.213/91 que obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservar vagas para pessoas com deficiências. De 100 a 200 empregados 2% das vagas devem ser reservadas. Superior a mil empregado a porcentagem é de 5%. Quanto ao cumprimento da legislação, ela preferiu não citar nomes de empresas, mas revelou que parte delas comete irregularidades no processo de contratação. “Algumas empresas querem saber antes qual é a deficiência da pessoa senão ela não está apta a preencher a vaga. E sabemos que independente disso é preciso abrir espaço, e essa tem sido uma das nossas lutas”, argumentou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
