Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Ação Social promove o Dia “D” de Erradicação do Trabalho Infantil

qua, 4 de outubro de 2017 05:23

Da Redação

Evento é aberto ao público e acontece a partir das 13h no Pica Pau Country Club

A secretaria de Trabalho e Ação Social promove, nessa quarta-feira, 4, o Dia “D” de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento conta com a participação de Karla Cardoso Borges, mestra em Serviço Social, que irá ministrar palestras com os temas “Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente e Erradicação do Trabalho Infantil”.

Araguari está entre os municípios com maior incidência de trabalho infantil em Minas Gerais

Araguari está entre os municípios com maior incidência de trabalho infantil em Minas Gerais

 

De acordo com a secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, o evento faz parte do plano de ação que está sendo executado durante o semestre. “Estamos trabalhando cinco eixos, sendo os primeiros a identificação e mobilização, então, queremos reunir o maior número de pessoas possível para que fiquem atentas a essa situação”.

A secretária comenta que, conforme os dados estatísticos do ano de 2010 levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Araguari estava em 23º lugar em Minas Gerais dos municípios com maior incidência de trabalho infantil. “Essa situação nos incomoda muito, por isso, queremos mobilizar e impactar a população, para que possamos intervir nesse problema e permitir que nossas crianças tenham um futuro melhor”.

Eunice Mendes ressalta que os malefícios do trabalho infantil são muitos. “O trabalho infantil causa problemas físicos, como má formação nos ossos e cartilagens, pois todos os equipamentos de trabalho são elaborados para a utilização de adultos. Além disso, elas sentem cansaço antes do tempo, perdem a vontade de estudar e estarão fora do mercado de trabalho, pois não tiveram a formação correta. Somente com a educação é que essas crianças conseguirão executar seus sonhos e, às vezes, nem os pais e nem os contratantes tem essa consciência”.

Conforme a secretária, um dos principais motivos da evasão escolar é o trabalho infantil. “Por mais que as pessoas neguem, muitas vezes é possível observar crianças passando em bares à noite, tentando vender mercadorias. Essas crianças acabam optando por ganhar seu dinheiro hoje, mas futuramente não terão condições de sustentar uma família por falta de capacitação, então, precisamos fazer de tudo para que elas permaneçam nas escolas”.

O Dia “D” de Erradicação do Trabalho Infantil acontece nessa quarta-feira, 4, a partir das 13h, no Salão Nobre do Pica Pau Country Club. O evento conta com a participação de Karla Cardoso Borges, que irá ministrar palestras com os temas “Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente e Erradicação do Trabalho Infantil”.

Karla Cardoso é mestre em Serviço Social, com especialidade em Gestão da Política de Assistência Social e Políticas Públicas e Cidadania. Atualmente é servidora pública na prefeitura de Criciúma e desenvolve atividades como docente em cursos de especialização e na Escola de Gestão Pública Municipal de Florianópolis (SC). Também realiza assessoria de área de gestão da política de Assistência Social (SUAS).

Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição no local. “Serão aproximadamente cinco horas de evento e não há limite de vagas. Todos os receberão um certificado de participação. Convidamos a população araguarina para entender melhor sobre essa situação, que é de grande importância para o futuro de nossas crianças”.

O plano de ação para a erradicação do trabalho infantil continua sendo executado no município através de várias atividades. “No dia sete de novembro teremos um fórum regional para discutirmos ações de erradicação do trabalho infantil. Também estamos promovendo um concurso de redação e teremos um curso para jovens aprendizes em seis escolas do município, para que os alunos possam ser preparados para a inserção no mercado de trabalho, de acordo com a legislação”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: