Supermercado do centro da cidade volta a funcionar diariamente
sáb, 30 de setembro de 2017 05:29por Tatiana Oliveira
Após autuação, estabelecimento ficou quatro semanas sem funcionar aos domingos
Um supermercado tradicionalmente conhecido por abrir aos domingos e feriados ficou de portas fechadas nessas datas durante quatro semanas. O estabelecimento recebeu uma autuação judicial por estar descumprindo uma Convenção Coletiva firmada entre os sindicatos Patronal e dos Empregados do município. A medida está em vigor desde o dia 30 de novembro de 2016 e pretende igualar os horários de funcionamento.

Local adequou-se às exigências legais e volta a funcionar
No dia 20 de agosto, consumidores foram surpreendidos ao encontrar o local de portas fechadas. “Sempre que precisei de algo recorri a esse estabelecimento”, diz Fernanda Cristina, cliente do local há cinco anos.
Segundo a proprietária do supermercado, Aurora Maria Lopes, após a medida o estabelecimento adequou-se às exigências do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari – SECUA e voltou a abrir as portas aos domingos e feriados.
Mesmo com a volta do funcionamento do local, a decisão judicial afetou no movimento de clientes. “Estamos funcionando normalmente há duas semanas. Tivemos um movimento fraco na primeira, mas semana passada melhorou um pouco. Os funcionários trabalham até as 14h e depois disso seguimos de portas abertas, com as pessoas autorizadas a trabalhar”, explica Lopes. “Vamos aguardar agora no dia primeiro como vai ser”, complementa.
Em caso de descumprimento de horários ou utilização de mão de obra de empregados, serão multados e deverão responder judicialmente. “É importante ressaltar que é permitido o funcionamento de estabelecimentos em horários diferenciados, caso o trabalho seja executado pela família do proprietário do estabelecimento” ressalta a advogada Jane Frutuoso de Araújo.
Diante da Convenção firmada, fica acertado que os supermercados, mercados e mercearias deveriam funcionar aos domingos no período das 8 às 14h. Os empresários podem ainda antecipar o funcionamento em 30 minutos, abrindo os estabelecimentos no horário das 7h30 até às 13h30.
De acordo com a Convenção, os empregados do setor de supermercados podem trabalhar aos domingos, desde que não seja utilizada a mão de obra do mesmo funcionário em dois domingos seguidos. A estes empregados, fica assegurado ainda a concessão de uma folga durante a semana, que é garantida por lei. A determinação vale também para os feriados.
Consumidores manifestaram-se contra a medida, afirmando que o local é uma das únicas opções para realizar compras aos domingos. “Entendemos que os comerciantes estão preocupados com seus direitos, mas acredito que se eles revezassem não seria problema para ninguém e estariam atendendo todos os consumidores” disse Andressa Rodrigues dos Santos em entrevista anterior à Gazeta do Triângulo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
