Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Entra em cena a quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Araguari

qui, 28 de setembro de 2017 05:10

por Carolina Rodrigues

Os espetáculos estão nas categorias comédia, drama e infantil

A cidade abre as cortinas para receber 30 espetáculos de companhias de todo o país, mais de 250 artistas, entre os dias 8 e 15 de outubro. O grupo teatral Sol proporciona a quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Araguari (FESTA), troféu “Periquito de Ouro”.

O periquito é o símbolo de Araguari, presente inclusive na bandeira do município e foi adotado para representar o festival. Segundo o idealizador e coordenador geral do evento, Nassim Guerra, “moradores mais antigos da cidade acreditavam que as residências nas quais os periquitos faziam ninhos eram abençoados com prosperidade, progresso e riqueza”.

O objetivo do festival é justamente garantir prosperidade à cultura local, valorizar as artes cênicas e a literatura, além de contribuir para a integração entre artistas de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal. E, ao final, avaliar e premiar os destaques nas categorias comédia, drama e infantil.

A comunidade também faz parte do corpo avaliador, juntamente com os jurados. Todos os detalhes são analisados: composições corporais, vocais e cênicas; conjunto de figurino, cenário, maquiagem e sonoplastia; e toda a direção.

Os espetáculos serão realizados em espaços fechados como a Casa da Cultura Abdala Mameri e em ambientes abertos de praças. A entrada é gratuita, mas, atenção, nos locais fechados serão disponibilizados ingressos limitados, devido à lotação máxima. A programação completa e as formas de adquirir os bilhetes estarão disponíveis na página do Facebook – fb.com/festivaldeteatrodearaguari –  a partir da semana que vem.

Uma novidade é que este ano haverá apresentação nos distritos de Piracaíba e Amanhece, nos dias 10 e 11 de outubro, respectivamente. O grupo Morro Encena, de Belo Horizonte, encenará a peça “O marido que comprou uma bunda à prestação”; uma comédia que provoca várias reflexões acerca da ditadura da beleza.

A equipe Sol reitera: “vamos juntos levantar a bandeira da arte e nos vestir de coragem para encarar os palcos da vida, com revezes, obstáculos, mas também com muita esperança. Vamos sonhar, ousar, acreditar, aprender, compartilhar, gargalhar, chorar e, no final, sentir saudade de tudo o que aconteceu nestes dias que passaremos juntos. Outubro está chegando. Vem, FESTEIROS! O FESTA espera por vocês”.

Nesta edição, o ator e cantor Calvino Vieira Júnior será homenageado e o designer e incentivador da cultura local Cláudio José Sousa apadrinhará o evento. “Reclamam tanto por falta de bons espetáculos na cidade.  Esta é a chance de todos comparecerem e valorizarem”, finaliza Nassim Guerra.

O FESTA conta com apoio do Fundo Estadual de Cultura (FEC-MG), Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) e Conselho Municipal de Cultura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: