Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Conselho Municipal de Cultura toma posse hoje

sex, 29 de setembro de 2017 05:56

por Tatiana Oliveira

A eleição dos representantes da classe artística aconteceu durante o Fórum Permanente de Cultura do dia 19 de agosto

Os membros que compõe o Conselho Municipal de Cultura tomam posse hoje as 16h na sede da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec. Ao todo compõe o conselho dez membros governamentais (cinco suplentes e cinco titulares) e dez da sociedade civil (cinco suplentes e cinco titulares). “Os membros do governo tem envolvimento com o setor cultural da cidade e foram indicação do prefeito”, disse o presidente da Faec Jean Carlos Laverdi.

Entidades governamentais como Casa da Cultura Abdala Mameri compõe o Conselho

Entidades governamentais como Casa da Cultura Abdala Mameri compõe o Conselho

 

Também ocupam as cadeiras do conselho os representantes de cinco setores culturais: dança/artes cênicas, cultura popular, música, artes visuais e literatura. A eleição dos representantes da classe artística aconteceu durante o Fórum Permanente de Cultura do dia 19 de agosto. Apesar de serem eleitos durante o Fórum, a nomeação precisou ser aprovada pela prefeitura.

O prazo do mandato dos membros titulares e suplentes nomeados é de dois anos a partir da posse, podendo haver uma só recondução para novo mandato de mais dois anos.

Ao que parece, o principal desafio enfrentado será o Plano Municipal de Cultura – PMC, que deveria ter sido concluído. “A partir da posse do Concelho, vamos marcar uma primeira reunião na semana que vem, para trabalhar o assunto”, afirma Laverdi.

Sem o PMC, a prefeitura está pendente com a União e não pode receber recursos federais para a cultura. Para ele, com a posse da nova composição do Conselho, será possível priorizar verbas e criar políticas públicas voltadas ao setor.

Conforme explica Laverdi à Gazeta do Triângulo, o PMC não foi elaborado corretamente e deve ser refeito do zero. “Fizemos reuniões com o artesanato e com o teatro e vamos dar continuidade a isso para levantar as principais demandas de cada setor para os próximos 10 anos”, disse. “Para dar continuidade ao Plano precisamos de um bom Conselho e da participação dos grupos culturais”, acrescenta.

Laverdi estima que, até dezembro, as reuniões sejam concluídas. “Com o levantamento feito, em fevereiro do ano que vem chamaremos toda a comunidade para discutir o PMC em um Fórum de Cultura”.

Membros de entidades governamentais

Como representantes da Faec estão Jean Carlos Laverdi (titular) e Silvio Vieira (suplente); da Casa da Cultura do Município de Araguari “Abdala Mameri”, Eliane Silva Rafacho (titular) e Elna Sousa Souto (suplente); da secretaria municipal de Educação, Sandra Maria Barbosa (titular) e Leila de Fátima Barbosa (suplente); secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, Alda Valéria do Nascimento (titular) e José Ricardo Resende de Oliveira (suplente); secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Denis Leonardo Alves Silva (titular) e Marluce de Fátima Vieira (suplente).

Membros sociedade civil

Como representantes da dança/artes cênicas estão Diogo Machado Cunha e Sousa (titular) e Agostinho Tozzo Júnior (suplente); da Cultura popular Valéria Maria da Silva, titular e Luiz Carlos Salgado ocupa a cadeira de suplente; representando a música estão Lilian Maria Prado de Ávila Salgado (titular) e  Arley da Silva Silvério (suplente); nas artes visuais Maria da Conceição Felizardo (titular) e Lucimar Cristina Naves (suplente) estão à frente da classe; e representando a literatura foram nomeados Manoel Messias de Carvalho (titular) e Públio Carísio de Paula (suplente).

Serviço

  • O quê – Posse do Conselho Municipal de Cultura
  • Data – 28 de setembro de 2017
  • Horário – 16h
  • Local – sede da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec
  • Endereço – rua Brasil Aciolly, 86 – Centro

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: