Panificadora ganha concessão de uso da Estação Stevenson
qui, 14 de setembro de 2017 05:14por Tatiana Oliveira
Empresa tem 60 dias para entrar em operação. Estação foi licitada três vezes sem êxito
Após três tentativas frustradas de licitação, a concessão da Estação Stevenson foi cedida à Panificadora Carrijo, único concorrente do processo licitatório que ocorreu em agosto deste ano. A concessão é de 10 anos, podendo ser prorrogada por mais cinco. “Eles têm quatro meses de carência no pagamento do aluguel, ou seja, começam a pagar pelo local somente no ano que vem. Fizemos isso para facilitar e despertar o interesse da empresa pelo local, que é de difícil acesso”, afirma a secretária municipal de Administração, Thereza Christina Griep.

Local deve ser usado como restaurante ou lanchonete
Segundo ela, a prefeitura identificou que os editais anteriores apresentavam cláusulas que dificultavam o investimento de empresários do setor. “Sabemos que o local é de difícil acesso e não podemos inserir condicionantes que atrapalhem qualquer investidor. Então, tiramos do edital anterior uma série de dados que impunham essas dificuldades”, explicou. O valor do aluguel para a empresa ficou em R$ 2.100 e foi retirado o investimento antes do início da exploração do espaço.
A licitação foi para uso do espaço exclusivamente voltado ao ramo alimentício. “O local deve ser usado como lanchonete ou restaurante, visto que a reforma foi voltada para isto”, disse. Conforme explica Griep, a prefeitura realiza nessa semana a limpeza e manutenção da estação. “Assinamos o contrato com a empresa e estamos fazendo obras para entregar a Stevenson para a panificadora que venceu o processo licitatório”, acrescenta.
A estação fica entre Araguari e Uberlândia e foi tombada como patrimônio histórico de Araguari em 2002. Inaugurado em fevereiro de 1927, a estrutura funcionou até meados da década de 1970. Ela fazia parte da antiga estrada de ferro da Companhia Mogiana, compreendendo também a Casa de Turma e Casa do Funcionário. Há cinco anos, o imóvel, que corria risco de desabamento, passou por restauração para que abrigasse um restaurante, um museu ferroviário e um centro de informações ao turista. Sem ser ocupado, acabou alvo de vandalismo.
Reinauguração
Reinaugurada em 28 de dezembro de 2012, a Estação Ferroviária Stevenson foi entregue à prefeitura de Araguari somente em fevereiro de 2014, em função da existência de 126 pendências na obra da Engepac Engenharia, identificadas em vistoria da equipe de Engenharia da Caixa Econômica Federal, segundo Clésio Meira. Em contrapartida aos seis meses de restauração, quando houve uma reforma estrutural, que recuperou telhado e madeiramento e construiu um novo módulo, foram necessários 14 meses para fazer instalações de itens, como luminárias e pedras portuguesas, acabamento e outorga de água do poço artesiano.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
