Parceria para castração de animais é consolidada entre prefeitura e curso de medicina veterinária
sáb, 9 de setembro de 2017 05:56por Mel Soares
Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil mais de 30 milhões de animais domésticos, entre cães e gatos, estão abandonados. Em Araguari, o número chega a 5 mil.
Para minimizar este cenário, a gestão municipal do governo passado deu início à projeto para evitar a reprodução através da construção do Centro de Castração, viabilizado ao lado do Canil Municipal que está localizado na região do bairro São Sebastião.

Imóvel para viabilizar Centro de Castração foi inaugurado em novembro do ano passado
As obras começaram em outubro de 2015 sendo finalizadas e inauguradas no segundo semestre do ano passado. A estrutura conta com três salas, sendo uma de assepsia, uma para a cirurgia e um espaço com baias para a recuperação dos animais após o procedimento.
Para viabilizar o benefício, o Executivo investiu, na época, aproximadamente 45 mil reais para construção do espaço e quase 20 mil reais para a compra de equipamentos cirúrgicos que ainda não haviam sido totalmente quitados.
Depois de quase dez meses da inauguração, a previsão é de que o projeto seja colocado em prática nos próximos trinta dias conforme expectativa após a assinatura do termo de parceria entre a prefeitura e o Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) por meio do curso de medicina veterinária.
Evento contou com a presença dos vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Jander Patrocínio (PSB), que atuou como diretor do Canil na administração anterior e desde então acompanha o trabalho realizado no Canil. “O atraso foi gerado pela falta de pagamento dos materiais cirúrgicos, que foram quitados pela atual gestão e também por questões burocráticas para liberação do imóvel”, argumentou Jander.
Segundo ele, uma parte do Canil foi interditada após apresentar riscos de contaminação aos animais. “A área diminuiu e, portanto, aproximadamente 50 cães estão abrigados, os quais serão os primeiros a receber a castração para serem adotados sem o risco de reproduzirem. Depois disso, o trabalho se estenderá aos cães de rua”, acrescentou.
Benefícios da castração
Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), apenas uma cadela, com vida reprodutiva de seis anos, pode gerar 100 descendentes. Além de não ocorrer mais o cio, a castração reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, favorecendo também a saúde do animal aumentando a sua expectativa de vida e eliminando a gravidez psicológica.
Conforme informações, animais castrados não ficam apáticos, apenas se tornam menos agitados ou agressivos devido aos hormônios sexuais. O cão castrado continua com seu instinto de guardião da casa, pois sua personalidade não muda. A castração também não engorda o animal, desde que os exercícios e a quantidade de alimento sejam adequados.
Fonte: www.saudeanimal.com.br
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Gostei muito desse projeto. Meu esposo está pré candidato a vereador e interessamos para que esse projeto seja lançado no plano de gestão do mesmo junto ao Prefeito. Gostaríamos muito que nos enviasse alguma orientação sobre esse projeto