Rede de Vizinhos Protegidos diminui em 80% a criminalidade no Jardim Panorama
qui, 7 de setembro de 2017 05:07por Tatiana Oliveira
Araguari tem mais de 50 células do projeto em diversos bairros da cidade
O projeto Rede de Vizinhos Protegidos foi implantado em Araguari em 2010, com o principal de objetivo reduzir a criminalidade por meio de ações preventivas. “A Polícia Militar não tem condição de estar em todos os locais o tempo todo, então os moradores que participam do grupo contribuem, de certa forma, como nossos olhos no bairro”, afirma Jeovane Domingos Galvão, cabo do 53° Batalhão de Polícia Militar.

Moradores do Jardim Panorama reúnem-se com a Polícia Militar nessa terça-feira
A comunicação entre os vizinhos é feita por meio do WhatsApp. “Os moradores conhecem os seus vizinhos e quando veem pessoas diferentes no bairro ou uma movimentação estranha eles fazem o contato com a Polícia Militar, para tomarmos as devidas providências”, explica o cabo da PM.
O Redes de Vizinhos Protegidos teve início após uma moradora do Jardim Panorama ser vítima de roubo. “Em 2010 nós sofremos um assalto aqui na minha residência e, logo depois, os representantes da polícia nos propuseram que começássemos o projeto”, afirma Fernanda Debs Diniz, dentista. Segundo ela, outros vizinhos também haviam passado pela mesma situação e concordaram com a implantação. “A gente acatou a ideia e estamos no projeto até hoje”, acrescenta.
Os moradores que aderem ao programa recebem uma placa com a identificação de que o local faz parte da rede protegida, a qual é afixada em local visível. A ideia essencial “vizinho protegendo vizinho”, gira em torno da cumplicidade e a união dos moradores que alertam uns aos outros sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos. “Nessas comunicações informamos sobre pessoas estranhas no bairro; se existe algum veículo parado, anotamos e verificamos a placa e temos total apoio da PM, que são os nossos anjos da guarda” coloca a moradora do bairro Tereza Cristina Arantes.
Na terça-feira, 5, a noite os moradores do Jardim Panorama reuniram-se para ouvir uma nova ideia de segurança. A proposta é integrar as câmeras de vigilância, com dados armazenados na nuvem. De acordo com o diretor técnico de uma empresa de segurança da cidade, a ideia da plataforma é dividir as conexões das câmeras dos vizinhos. “Acreditamos que assim poderemos dar um apoio na segurança pública e, com certeza, diminuir a incidência de criminalidade nessa região”, afirma Lucas Neves Ferreira Pires.
Segundo o cabo Jeovane, o projeto realizado pelo 53° Batalhão de Polícia Militar contempla 55 regiões. De acordo com estatísticas, em bairros como o Millenium, onde havia número expressivo de ocorrências foi possível diminuir em até 80% os furtos em residências. Para participar do projeto, é necessário que vários moradores da mesma rua manifestem interesse. “O participante do projeto não tem gasto financeiro. O necessário é que haja participação de várias pessoas da rua no projeto, pois é um vizinho cuidando do outro, relatando qualquer anormalidade”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
