Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Município realiza vacinação de cães e gatos neste sábado, em Araguari

sex, 1 de setembro de 2017 05:36

Da Redação

A imunização gratuita acontece em 20 postos fixos da cidade e distrito

A vacinação contra raiva animal será intensificada em Araguari. Para isso, a secretaria de Saúde através do departamento de Epidemiologia promove uma verdadeira força tarefa neste sábado, 2 de setembro. Para atender a população a cidade foi dividida em quatro setores, que receberão aproximadamente 20 postos fixos de vacinação.

A imunização é recomendada para cães e gatos que tenham mais de três meses de idade. Caso os animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários precisam aguardar a melhora deles. Não há contraindicação para animais gestantes e em fase de amamentação.

“Fazemos um chamamento aos proprietários de animais que ainda não foram vacinados, pois, a campanha será encerrada neste sábado. A imunização é essencial para a saúde pública, pois, uma vez que a raiva animal é manifestada, o ser humano pode ser infectado com a doença, ” afirmou a médica veterinária Fabiane Alves Ferreira.

No momento da aplicação da vacina, é fundamental o apoio dos donos para ajudar a conter os animais, afirmou. “Os vacinadores são treinados para a aplicação, mas pedimos para que os donos levem a focinheira e prendam bem os animais, evitando tumultos, pois teremos cães e gatos no mesmo local, ” completou.

Este ano, a meta do departamento de Epidemiologia é vacinar aproximadamente 21.600 animais. A raiva é uma doença de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem os sintomas. O contágio é feito por meio de secreções, pelo contato sanguíneo ou mordida.   O reforço da vacinação em cães e gatos deve ocorrer anualmente após a aplicação da primeira dose.

“A raiva é um vírus que acomete os animais e o homem, por isso a prevenção ainda é a melhor forma de proteger a ambos.  Quando os animais estão infectados apresentam salivação abundante, paralisia e comportamento agressivo. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação, podem variar de três a seis semanas”, explicou a médica veterinária.

No homem, o vírus afeta o sistema nervoso central, causa um quadro clínico característico de encefalite aguda, decorrente da sua multiplicação entre os neurônios. Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Nos raros casos em que houve melhora, a assistência médica implica em altos gastos. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

Confira os locais de vacinação:

1-Supermercado Badião – avenida Vereador Geraldo Teodoro da Silva, 400

2- Praça Waldomiro Barbosa – (antiga Maqnelson)

3- Asilo São Vicente de Paula

4- Bosque John Kennedy

5- Abrigo Cristo Rei

6- Rua Vereador Nicolino Caetano Guimarães, 90 (bairro Paineiras)

7- Santa Casa

8- Igreja do Rosário

9- Praça Prefeito Elmiro Barbosa

10- Ginásio Poliesportivo

11- Agroara – avenida Minas Gerais

12- CAE (praça José Rodrigues Alves)

13- Praça Getúlio Vargas (em frente ao Positivo)

14- Praça Farid Nader

15- Praça Tereza França de Lima

16- Lanchonete Pão na Pança

17- E. E. Padre Damião

18- Comarco – rua Olegário Maciel (Centro)

19- U P A – Praça da Constituição

20- Distrito de Piracaíba

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: