Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Jornalista araguarino é um dos seis selecionados para o Passaporte Globo

sex, 25 de agosto de 2017 05:18

por Tatiana Oliveira

Leonardo Hamawaki começou sua carreira como estagiário na Gazeta do Triângulo

O repórter Leonardo Hamawaki foi um dos seis selecionados para o “Passaporte Globo”, projeto que seleciona jovens jornalistas para cobrir Copa do Mundo da Rússia. A carreira do jornalista começou como estagiário na Gazeta do Triângulo. “Eu estava no segundo período de jornalismo na UFU quando comecei e tive meu primeiro contato com o jornalismo, não só o esportivo, mas política, cidade e editorias que eu nunca imaginava que iria trabalhar. Isso me deu muita bagagem”. O jovem ficou na empresa durante oito meses de estágio “A Gazeta me abriu muitas portas, inclusive para ir trabalhar na Integração”.

Araguarino é selecionado entre os seis jovens jornalistas para cobrir Copa do Mundo da Rússia.

Araguarino é selecionado entre os seis jovens jornalistas para cobrir Copa do Mundo da Rússia.

 

Para o “Passaporte Globo”, ele concorreu com quase três mil candidatos de todo o Brasil. O processo começou em abril e teve várias etapas, dentre elas: análise de currículo, teste de inglês, conhecimentos gerais e de esportes, entrevistas e testes online e presenciais.

A informação está no site da TV Integração, onde Hamawaki atuou como repórter, com várias participações como apresentador da edição regional do Globo Esporte. “Na quarta-feira, 23, tive que me desligar da TV Integração, pois é um novo contrato que se inicia”, afirma o repórter.

Segundo ele, o novo contrato começa em 11 de setembro, com um treinamento no Rio de Janeiro e termina após a Copa do Mundo da Rússia, ao final de julho de 2018. “Ainda não sei para qual país vão me mandar, isso vai ser definido durante o treinamento. Começamos a trabalhar no período pré-copa, e estaremos ligados na cobertura do evento esportivo do ano que vem”, explica.

Para Hamawaki, o desafio e os aprendizados continuam. “Acredito que vamos fazer de tudo. Colocar uma mochila nas costas e fazer jornalismo, isso é bacana”. Segundo ele, a esperança em passar era grande, mas não quis pular etapas. “Concorri com o Brasil inteiro e tenho certeza que muita gente boa ficou de fora”.

Conforme publicado no site da TV Integração, foi na emissora que ele descobriu o amor pelo jornalismo esportivo. “A TV Integração foi uma escola para mim. Foram 3 anos e 6 meses. Passei por todas as etapas do jornalismo, da produção até a edição. Foi aqui que tive a oportunidade de confirmar o que eu mais gostava. Estou super ansioso para começar e saber para onde eu vou nesse mundão a fora. Vou para o Rio de Janeiro dia 11 de setembro e ficarei um tempo em treinamento por lá. Depois vou cobrir alguma seleção, vou para algum país”, disse em entrevista para a emissora.

Sobre o processo, Leonardo Hamawaki ressaltou que o diferencial para ser um dos selecionados foi a experiência, apesar da pouca idade. “Pela oportunidade de passar por todas as etapas do jornalismo, eu tinha um conhecimento bom do que realmente é a área. Mesmo novo eu tinha feito transmissão e são poucos que conseguem isso”, acrescentou.

2 Comentários

  1. Joaquim Farias de Godoi disse:

    Parabéns.
    Seja exemplo e tenha todo sucesso carreira!

  2. Lucia Maria dos Santos Videira disse:

    Que,orgulho é meu conterrâneo Parabens hoje te vi na reportagem dia 9 de fevereiro de 2022.Sou tia de uma amiginha sua💚👏👏👏👏💋

Deixe seu comentário: