Comarca de Araguari se prepara visando implantação do Sistema Eletrônico de Execução Penal
qua, 9 de agosto de 2017 05:10Da Redação
Começou nesta segunda-feira,7, e se estende até sexta-feira, 11, no salão do Tribunal do Júri, no Fórum Oswaldo Pieruccetti, o treinamento para a implantação na Comarca do Sistema Eletrônico de Execução Penal (SEEU) cujo objetivo é viabilizar a apreciação tempestiva dos benefícios prisionais, como progressões de regime, livramento condicional, comutações e indultos.
O sistema permite a automatização dos cálculos para conceder benefícios e emite avisos eletrônicos ao juiz quando os processos têm os requisitos para concessão dos benefícios. Para tanto, os processos em fase de execução na Comarca serão informatizados.

Servidores do TJMG durante treinamento nesta terça-feira
** Gazeta do Triângulo
O SEEU irá conferir maior eficiência ao serviço judiciário ao realizar o controle mais efetivo dos benefícios a que o encarcerado tem direito, proporcionando a redução da taxa de congestionamento judicial, uma das metas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Além disso, o sistema assegurará a concessão do benefício na data de implementação do requisito temporal, evitando que alguém seja mantido no cárcere por prazo superior ao definido.
O treinamento acontece das 9 às 12h, 13 às 15h e das 16 às 18h, envolvendo promotores de Justiça, policiais militares e civis, advogados, defensores públicos, entidades como CEAPA e Presídio de Araguari, e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A previsão é que, até dezembro próximo, 34 comarcas sejam contempladas com o Sistema Eletrônico de Execução Penal. Hoje, há mais de 21 mil pessoas inseridas no sistema: em cumprimento de pena no regime semiaberto, são quatro mil. No fechado, existem mais de seis mil e no aberto o número ultrapassa sete mil. Até o final do ano, a meta é que se atinjam mais de 40 mil sentenciados, que terão suas penas tramitando exclusivamente na plataforma eletrônica.
Além disso, o TJMG capacitou as equipes do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) que atendem a portadores de sofrimento mental que cometeram crimes. Atualmente, 170 medidas de segurança são acompanhadas pelo SEEU.
O sistema opera plenamente nas comarcas de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patrocínio, Unaí e Uberlândia.
HISTÓRICO
A ferramenta, que foi desenvolvida a partir de um sistema semelhante criado pela Justiça do Trabalho do Paraná (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região – TRT-9) foi aprovada como política nacional judiciária pelo Plenário do CNJ em maio de 2016. No início de agosto do mesmo ano, a adoção do SEEU foi regulamentada pelo TJMG e pela Corregedoria-Geral de Justiça. O critério para a implantação nas comarcas foi o tamanho dos acervos de execução penal, a população carcerária e a existência de estabelecimentos prisionais.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agro em Ação reúne mais de 8 mil participantes e amplia voz do produtor rural em Minas Gerais sex, 2 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES 2026: Títulos podem ser consultados por meio da Justiça Eleitoral sex, 2 de outubro de 2026
- Ação conjunta de forças policiais recupera carro furtado com acusado preso sex, 2 de outubro de 2026
- Bairro Vieno ganhará unidade de saúde com investimento de R$ 2,44 milhões sex, 2 de outubro de 2026
- Transporte coletivo será gratuito no domingo das eleições sex, 2 de outubro de 2026
- Eleições 2026: Araguari tem 90 mil eleitores aptos a votar sex, 2 de outubro de 2026
- Vereador Guilherme Santana solicita fisioterapeutas em todas as UBSFs do município sex, 2 de outubro de 2026
- Entrega das urnas para o primeiro turno das eleições começa hoje em Araguari sex, 2 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 2 DE OUTUBRO sex, 2 de outubro de 2026
- Escolas de Uberaba terão botão de pânico qui, 1 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...