Vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em cães e gatos
ter, 25 de julho de 2017 05:53Da Redação
Imunização gratuita acontece a partir de agosto
A Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva, que acontece no mês de agosto, contempla animais acima de três meses de vida. Conforme informações do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, a imunização é essencial para a saúde pública, pois uma vez que a raiva animal é manifestada, o ser humano pode ser infectado com a doença.
Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás, macacos, entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano. O contágio é feito por meio de secreções, pelo contato sanguíneo ou mordida. O reforço da vacinação em cães e gatos deve ocorrer anualmente após a aplicação da primeira dose.
A coordenadora do departamentos de Epidemiologia, Lúcia Hirono, ressalta que somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. “Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se esconde em locais escuros, além de ficarem agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação, podem variar de três a seis semanas”, explicou. De acordo com a veterinária, Fabiane Alves Ferreira, mais de 21 mil cães e gatos das áreas urbana e rural devem ser vacinados.
Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece aos sábados, dia 5, 12, 19 de agosto e 2 de setembro, das 8 às 17 h. No mesmo período a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada na zona rural.
Clique aqui e confira os locais
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados incentiva novos negócios com apoio do Sebrae qui, 1 de outubro de 2026
- Araguari se prepara para a 5ª edição do Motocross qui, 1 de outubro de 2026
- Às vésperas de completar cinco anos, BNI Veloz inicia novo ciclo em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- Motoristas precisam de atenção ao trafegar após temporada de sol forte qui, 1 de outubro de 2026
- Desrespeito aos pontos de ônibus preocupa e cobra fiscalização em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Viajantes enfrentam problemas em rota mais curta de Araguari até Caldas Novas qui, 1 de outubro de 2026
- 11ª Conferência Municipal de Saúde debate desafios e propostas para o setor em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara avança com REURB nos bairros Boa Vista e Morada Nova qui, 1 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...