Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em cães e gatos

ter, 25 de julho de 2017 05:53

Da Redação

Imunização gratuita acontece a partir de agosto

A Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva, que acontece no mês de agosto, contempla animais acima de três meses de vida. Conforme informações do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, a imunização é essencial para a saúde pública, pois uma vez que a raiva animal é manifestada, o ser humano pode ser infectado com a doença.

Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás, macacos, entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano. O contágio é feito por meio de secreções, pelo contato sanguíneo ou mordida.   O reforço da vacinação em cães e gatos deve ocorrer anualmente após a aplicação da primeira dose.

A coordenadora do departamentos de Epidemiologia, Lúcia Hirono, ressalta que somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. “Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se esconde em locais escuros, além de ficarem agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação, podem variar de três a seis semanas”, explicou. De acordo com a veterinária, Fabiane Alves Ferreira, mais de 21 mil cães e gatos das áreas urbana e rural devem ser vacinados.

Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece aos sábados, dia 5, 12, 19 de agosto e 2 de setembro, das 8 às 17 h. No mesmo período a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada na zona rural.

Clique aqui e confira os locais

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: