Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Novo Conselho Municipal de Educação propõe fiscalização rígida em instituições de ensino

ter, 11 de julho de 2017 05:09

Da Redação

Com o objetivo de aumentar o nível educacional em Araguari, a prefeitura viabilizou a recomposição do Conselho Municipal de Educação (CME). O evento para nomeação foi realizado na tarde da última sexta-feira, 7, na sede da secretaria de Educação.

Conforme informações do secretário da pasta, Werley Macedo, o Conselho é composto por representantes da secretaria de Educação, de professores, especialistas, técnicos, diretores escolares, funcionários, pais de alunos, bem como representantes do sistema de ensino estadual, particular e superior. Representantes do Conselho Tutelar e da Câmara Municipal também fazem parte do Conselho conforme o princípio da gestão democrática do ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Evento para recomposição do conselho aconteceu na última sexta-feira

Evento para recomposição do conselho aconteceu na última sexta-feira

 

Dentre suas funções, o CME pode autorizar o funcionamento de escolas e cursos, propor normas pedagógicas e administrativas, além de participar da definição das políticas públicas da educação através de acompanhamento e orientação do Plano Municipal de Educação.

Segundo a presidente do Conselho, Rejane Cristina Rúbio Rodrigues da Cunha, o Conselho irá causar grande impacto na educação, tendo em vista que todas as escolas serão devidamente regularizadas e reconhecidas. “As instituições de ensino passarão a ter gestão fiscalizada de perto pelos conselheiros e profissionais da área”, destacou.

Além de consultivas, o conselho terá função normativa e deliberativa por meio de 15 titulares e 15 suplentes, que irão atuar no monitoramento do padrão das escolas, credenciando-as e reconhecendo-as como unidades de ensino legítimas.

Atualmente a rede de ensino de Araguari possui 68 escolas, sendo 16 municipais, 16 creches, 2 filantrópicas, 15 particulares e 19 estaduais. “Quando assumimos a administração municipal, fiz um levantamento em todas as áreas e percebi um déficit na Educação. Por isso, nossa preocupação na atual gestão é investir cada vez mais para que nossas crianças e jovens tenham um ensino de qualidade”, ressaltou o secretário de Educação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: