Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cemitério Park deve receber obras nessa semana

ter, 4 de julho de 2017 05:19

por Tatiana Oliveira

Local é alvo de investigação do Ministério Público

O Cemitério Park entrou em funcionamento em 2002. Melhorias como o asfaltamento do local e limpeza dos túmulos foram realizadas, mas o espaço continua sendo alvo de reclamações. O local é aberto para visitas diariamente entre 8 e 18h. De acordo com um funcionário, quatro servidores são responsáveis pelo cemitério durante esse horário.

André Luis de Melo, promotor da Curadoria do Patrimônio Público, informou que várias reclamações chegaram ao Ministério Público – MP – e foram iniciadas investigações. “Há indícios de problemas no Cemitério Park, então o Ministério Público está investigando e medidas podem ser tomadas ainda essa semana”, informou o promotor.

Falta de alambrado é alvo de reclamações de frequentadores do cemitério

Falta de alambrado é alvo de reclamações de frequentadores do cemitério

 

Dentre as denúncias averiguadas está a entrada de cães no local, por falta de alambrado, problemas de segurança e iluminação. “Temos também indícios de vendas de túmulos, falta de iluminação e má sinalização no local”, disse Melo.

Moradores dos arredores também denunciaram ao MP sobre o mau cheiro no Cemitério. “Você vê um certo descaso de todas as gestões. Não tem nem mesmo placa de identificação”, alega o curador do patrimônio público. De acordo com ele, os túmulos também são alvos de investigação. “Por ser um cemitério linear, existe um tamanho padrão para as lápides e vamos averiguar se isso está sendo cumprido”, informou. De acordo com o diretor, as áreas estão dentro do permitido. “A maior área é de sepultura comum e para sepultar mais de um familiar na mesma cova é necessário aguardar cinco anos”, diz Silva.

O diretor dos cemitérios da cidade, Celeonor Ferreira da Silva, informou à Gazeta do Triângulo na tarde de ontem, 3, que a construção do alambrado do Cemitério Park deve começar nessa semana. Ao final de março a secretaria de Obras começou um trabalho de revitalização no cemitério, localizado na região do Parque dos Verdes.

Conforme Silva, foi firmado um acordo com o empreendedor que está loteando o terreno ao lado do cemitério. “Ele está concluindo a documentação junto à prefeitura para começar a construir o alambrado. Acredito que nessa semana mesmo devem começar as obras”, disse.

Corte de eucaliptos

A reportagem esteve no local na tarde de ontem, 3, e constatou algumas árvores cortadas na entrada do cemitério. No começo do ano, a secretaria de Obras, mediante autorização da secretaria do Meio Ambiente, realizou o corte de eucaliptos no local, sob a condição de que haveria o replantio delas. Segundo informações da secretaria responsável, o corte e a retirada dessas árvores plantadas em torno do Cemitério foi a primeira ação para a revitalização do Cemitério Park. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que “a decisão do corte e posterior replantio de novas árvores ocorreu porque o local necessita de um projeto arquitetônico e alguns eucaliptos corriam o risco de cair e prejudicar as estruturas existentes”.

Em momento anterior, o secretário de Obras Paulo Sérgio de Brito informou à Gazeta que o destino do material, após o corte dos eucaliptos, foi a reconstituição de pontes nas regiões rurais do município. “Assim, diminuímos os gastos com esses reparos, mas saliento que o corte foi feito por questões técnicas e a madeira retirada foi destinada para amenizar gastos públicos”, relatou o secretário.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Vão construir um alambrando?? Alambrado é coisa de campo de futebol, onde as pessoas ficam de um lado assistindo jogo dentro do campo. Disseram o tempo todo que a derrubada dos eucaliptos era para construir um muro. Desde que o Marcão assumiu da outra vez, passando pelo Raulzinho, nada foi feito naquele cemitério. As passarelas entre os túmulos deixaram de ser construído pela prefeitura. A via lateral está em terra, além de sujeira. Outro dia havia trabalho de macumba num jazigo particular e diversos pontos queimados na grama provavelmente por outros trabalhos. Já passou da hora de asfaltar toda a fachada do cemitério também.

Deixe seu comentário: