Plano de Demissão Voluntária para servidores da prefeitura chega à Câmara
qua, 28 de junho de 2017 05:27por Tatiana Oliveira
Devido ao recesso parlamentar projeto não será votado antes de agosto
Chegou nessa terça-feira, 27, à casa legislativa o Plano de Demissão Voluntária, voltado ao servidor público municipal de Araguari. “O plano de demissão voluntária foi montado nos mesmos moldes dos planos de demissão dos bancos. É para funcionários efetivos que estão querendo ir para os setores privados, mudar de ramo”, afirma a responsável pela pasta da secretaria de Administração, Thereza Cristina Griep.

Plano de Demissão Voluntária para servidores da prefeitura chega à Câmara
Segundo ela, o servidor que hoje pede a exoneração de um cargo público não tem direito a retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, e nem a outros direitos trabalhistas. “Legalmente a prefeitura não pode demitir, então, quando esses servidores escolhem sair do serviço público, eles terão acesso aos direitos garantidos por lei somente ao se aposentarem”, explica Griep.
Hoje a prefeitura conta com aproximadamente 2500 servidores no quadro efetivo. Griep explicou à Gazeta do Triângulo que a iniciativa é da promotoria. “Esse plano foi uma solicitação do promotor de Justiça para que o funcionário que deseja se desligar da prefeitura possa ter direito de receber os benefícios e não só o saldo restante de salário, como é feito hoje”.
O líder do Executivo na Câmara, Levi de Almeida Siqueira (PMDB) explicou à reportagem que o projeto não será votado antes de agosto. “Devido ao recesso parlamentar, a leitura do projeto será feita no retorno das atividades na primeira semana de agosto”.
Projetos semelhantes estão em discussão em outros municípios. O objetivo principal é modernizar a legislação referente ao funcionalismo municipal e oferecer incentivos para quem deseje pedir exoneração do serviço público.
Esse plano, que tem sido utilizado em várias empresas estatais e em governos estaduais e federal, consiste em oferecer aos servidores que estejam descontentes com a função no município a oportunidade de realizar seu desligamento voluntário. “Será demitido apenas o servidor que manifestar interesse em sair da Administração Pública”, ressalta Griep.
Entenda o Processo Legislativo
A apresentação do projeto de lei – PL – à Câmara é a primeira etapa do processo legislativo. Após isso, as Comissões Permanentes estudam o PL e emitem seus respectivos pareceres, opinando pela rejeição ou aprovação da proposta. O Projeto também recebe o parecer da assessoria jurídica da Câmara. Como o projeto em questão é de autoria do prefeito municipal, o Legislativo somente poderá aprová-lo, rejeitá-lo, ou oferecer-lhe emendas supressivas, não sendo permitidas alterações no teor da proposta.
Após o parecer das Comissões, o PL é encaminhado ao Plenário para discussão e votação. Os vereadores podem pedir vista ou adiantamento do PL quando restar a necessidade de melhor estudá-lo. Isso feito, o projeto entra em votação, onde é aprovado ou reprovado. Caso seja obtido o quórum de aprovação, o PL retorna à apreciação do prefeito que o transforma em Lei.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...