Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Número de notificações de doenças sofreu redução em relação ao ano passado

qua, 28 de junho de 2017 05:13

Da Redação

Município teve confirmações para casos de dengue e febre Chikungunya

O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde recebeu, esse ano, 54 notificações de casos suspeitos de dengue e 23 de casos suspeitos de febre Chikungunya. Em Minas Gerais, foram 26.144 notificações de casos suspeitos de dengue e 16.738 de febre Chikungunya.

Araguari teve 54 notificações de casos de suspeita de dengue esse ano

Araguari teve 54 notificações de casos de suspeita de dengue esse ano

 

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Araguari, Lúcia Hirono, até o dia 22 de maio, o município recebeu 54 notificações, sendo nove casos positivos, 40 negativos e cinco em investigação. No mesmo período do ano passado, o departamento registrou 1.244 notificações e obteve 1.059 resultados positivos para dengue.

“Ano passado tivemos um grande número de casos notificados e até mesmo positivos de dengue, então, é importante que a população mantenha os cuidados para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, pois, mesmo que não estejamos em época de chuvas, não podemos descartar a prevenção”, ressalta a coordenadora.

Em relação à febre Chikungunya, de janeiro e abril desse ano foram 23 casos notificados, sendo 13 confirmados, quatro negativos e seis em investigação. “Não temos recebido novas notificações sobre a doença, mas não temos como comparar esses números em relação ao ano passado, pois, em 2016, o laboratório de referência não disponibilizou o exame para a Chikungunya. Os casos foram acompanhados apenas por avaliação clínica”.

Segundo a coordenadora, o município não recebeu notificações de casos de Zika vírus esse ano. “Em 2016, o protocolo exigia a notificação de casos de gestantes. Encaminhamos cinco casos suspeitos, sendo que dois resultados foram confirmados como dengue e os outros três não tiveram o diagnóstico fechado”.

Em Araguari, ocorreram apenas casos de epizootia com suspeita de febre amarela. “Os casos foram notificados em meados de janeiro, mas não obtivemos resultados até o momento. Também não foram registradas notificações de suspeitas da febre amarela em humanos. Nossas equipes estão finalizando o monitoramento rápido da vacinação contra a doença, mas observamos que a imunização teve uma boa cobertura no município”.

Minas Gerais

Esse ano, o Estado recebeu o total de 16.738 notificações de casos de febre Chikungunya, sendo que 249 foram confirmados. Dentre as confirmações, 100 são gestantes e 33 foram identificadas por critério laboratorial. De acordo com informações do Governo do Estado, os casos prováveis da doença estão concentrados principalmente nas cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Pedra Azul. Além disso, também foram registrados 22 óbitos por suspeita de Chikungunya, sendo que nove foram descartados e treze continuam sendo investigados.

O Estado também registrou mais uma morte causada pela dengue, sendo que, até o momento, foram 26.144 notificações entre casos prováveis, confirmados e suspeitos da doença. Os óbitos ocorridos esse ano são de moradores das cidades de Ibirité, Uberlândia, Ribeirão das Neves, Capim Branco e Bocaiúva. Esses casos foram registrados no primeiro trimestre do ano, coincidindo com o período de maior número de casos (5169 em janeiro, 5112 em fevereiro e 6328 em março). Em relação ao Zika vírus, em Minas Gerais, foram registrados 851 casos prováveis, sendo 133 em gestantes.

Sobre a febre amarela, até o momento, foram notificados 1.147 casos, sendo que 565 foram descartados, 446 confirmados e 136 seguem em investigação. Desde o início de 2017, 209 pessoas morreram no estado com suspeitas da doença. Desses, 159 foram confirmados para febre amarela e outros 18 seguem em investigação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: