Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Incentivo à vacinação de adultos no município é discutido na Câmara Municipal

qui, 25 de maio de 2017 05:52

Da Redação

A última vacina do calendário nacional é dada ainda na adolescência, após este período, muitas pessoas deixam de procurar os postos de saúde para se imunizarem. Entretanto, um adulto com a caderneta de vacinação desatualizada corre riscos de desenvolver formas mais agressivas das doenças, podendo ainda colocar pessoas próximas em risco.

Foi pensando nisso que o vereador Warley Ferreira de Morais ‘Maravilha’ (PMB) levou o assunto ao plenário da Câmara Municipal, na última terça-feira, 23. Segundo ele, é preciso que o poder público volte sua atenção à saúde dos adultos. Diante disso, ele apresentou um requerimento solicitando ao Executivo, por meio da pasta competente, que seja realizado um trabalho de conscientização junto à população.

Na ocasião ele ressaltou ainda a Lei Municipal nº 5.419/2014 que institui a “Semana de Conscientização Sobre a Importância da Vacinação de Adultos”. A data começou a ser comemorada a partir de 2015, ficando estabelecido que sejam promovidas ações preventivas sempre na primeira semana do mês de julho.

“Diante da importância da vacinação, é necessário fazer uma ampla divulgação desta lei garantindo uma semana de ações voltadas aos adultos. Relacionar vacinação apenas com as crianças é uma questão cultural de nosso país e isso precisa mudar,” explicou.

O vereador ressaltou ainda que se possível, a prefeitura antecipe a campanha de imunização de doenças como a caxumba, uma vez que há relatos de várias pessoas com a doença em Araguari. “Estamos buscando junto ao poder público para que sejam executadas ações preventivas, para evitar a ocorrência de outros casos de doenças como esta, em nossa cidade. Acredito que se fizermos um trabalho eficaz de sensibilização, vamos trazer a qualidade de vida a toda população, sem sobrecarregar as unidades de saúde” completou.

Prevenção de doenças

Dentre as doenças que precisam ser prevenidas nesta fase da vida, estão Hepatite B, Hepatite A, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice Viral), Tétano e Difteria (Dupla Adulto). Caso não possua a carteira de vacinas, a orientação é comparecer a uma unidade da saúde para reiniciar o ciclo de imunização. A vacinação contra a H1N1 e a Gripe, também são administradas em adultos que fazem parte dos grupos de risco, durante campanhas anuais.

Enquanto isso, outras são importantes apenas para determinados grupos. A da febre amarela, por exemplo, é indicada para quem reside ou para quem viaja para locais onde o risco da doença é elevado. A prevenção contra a gripe é recomendada especialmente para pacientes com doenças pulmonares crônicas, como a asma, que são mais suscetíveis a infecções respiratórias.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: