Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra a gripe nesse sábado

sex, 12 de maio de 2017 05:16

Da Redação

População que faz parte dos grupos prioritários deve comparecer às unidades portando o cartão de vacinas

A secretaria de Saúde, por meio do departamento de Epidemiologia, realiza, nesse sábado, 13, o “Dia D” de vacinação contra a gripe. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17h para a aplicação da vacina, incluindo as unidades das zonas rurais de Piracaíba e Contenda.

Campanha de vacinação teve início no dia 17 de abril e termina no dia 26 de maio

Campanha de vacinação teve início no dia 17 de abril e termina no dia 26 de maio

 

De acordo com a coordenadora do departamento, Maria Lúcia Hirono, a expectativa é que nesse sábado a adesão seja maior. “Esse será um dia em que as unidades estarão abertas exclusivamente para a aplicação da vacina, então, esperamos que a população que faz parte dos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde compareça”.

Esse ano, fazem parte do grupo de pessoas que podem receber a vacina na rede pública os idosos, trabalhadores na área de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, detentos, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a imunização também será oferecida aos professores da rede pública e privada.

Os interessados deverão comparecer às unidades de saúde portando o cartão de vacina e documentos específicos que comprovem que façam parte dos grupos prioritários. Para a imunização de crianças entre seis meses e menores de cinco anos deve ser apresentado somente o cartão de vacina. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar o atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença.

No caso dos profissionais da área de saúde e professores é necessário apresentar Carteira de Trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Os idosos devem comparecer portando o Cartão SUS ou documento de identidade e, as gestantes que não são acompanhadas pelos SUS, podem levar um atestado médico com a solicitação.

A coordenadora comenta que os lotes recebidos estão contemplando apenas os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. “Cada frasco possui uma quantidade de dez doses, mas como a vacina pode ser mantida por sete dias, não está havendo nenhum tipo de desperdício. Muitas pessoas que não fazem parte dos grupos contemplados têm procurado a imunização, mas não temos doses sobressalentes”.

Segundo a coordenadora, a secretaria de Saúde deve receber, em breve, o terceiro lote de vacinas. “Esse é um medicamento de composição trivalente, que imuniza a população contra os subtipos H1N1, H3N2 e Tipo B, que é o vírus sazonal do Brasil. Os adultos recebem dose única e crianças entre seis meses e cinco anos, que nunca foram vacinadas, serão aplicadas duas doses fracionadas”.

A campanha de vacinação teve início no dia 17 de abril e termina no dia 26 de maio. A coordenadora ressalta que o departamento de Epidemiologia não recebeu mais notificações de suspeita de H1N1. “Tivemos apenas dois casos suspeitos no município, porém, enviamos os materiais para análise e ambos os resultados foram negativos. Não fomos notificados de nenhuma nova suspeita”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: