Pagamento da parcela única do IPTU pode ser realizado até 15 de maio
qui, 20 de abril de 2017 05:09Da Redação
Carnês serão entregues pelos Correios nas residências dos contribuintes
O pagamento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ser realizado até o dia 15 de maio. O contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado, que, dependendo do valor do tributo, varia entre duas e oito parcelas.

Carnês também podem ser obtidos no Departamento de Tributação da prefeitura
De acordo com informações do departamento de Tributação da prefeitura, o IPTU poderá ser pago em parcela única, porém, segundo o prefeito Marcos Coelho (PMDB) não será possível oferecer descontos, uma vez que a perda de arrecadação poderá afetar o valor de previsão de receita deixado no orçamento pela gestão anterior.
Caso o contribuinte opte pelo parcelamento e haja atraso no pagamento das parcelas, ficará sujeito à multa de 2% ao mês, até o limite máximo de 20%; juros mensais de 0,5% e atualização monetária pela Unidade Fiscal de Referência do Município de Araguari (UFRA). As isenções do imposto concedidas com base na legislação municipal devem ser requeridas pelo contribuinte, mediante o preenchimento de formulário junto ao órgão tributário.
Esse ano, o reajuste do valor foi realizado levando em conta o percentual da inflação acumulada nos últimos doze meses, apurado pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), que é definido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A princípio, a data para o pagamento da primeira parcela ou parcela única era 12 de abril. O prazo para o vencimento foi alterado para 27 de abril, através de um decreto publicado no Correio Oficial em fevereiro. Na última quarta-feira, 12, o pagamento foi prorrogado para o dia 15 de maio, após o Executivo receber um ofício encaminhado pelos vereadores Levi Siqueira (PMDB), Warley Ferreira de Morais ‘Maravilha’ (PMB) e Wesley Lucas de Mendonça (PPS).
O governo municipal publicará um Decreto no Correio Oficial informando ao contribuinte as novas datas e formas de parcelamento. Os carnês serão entregues pelos Correios nas residências, porém, ainda não foi definida a data para o início das entregas. Caso o carnê não chegue até a data de vencimento, o contribuinte pode retirar o boleto pessoalmente no endereço: rua Virgílio de Melo Franco, 491, Centro. O documento também pode ser obtido pelo site da prefeitura (http://www.araguari.mg.gov.br/).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Uberlândia terá estande para atendimentos gratuitos na ‘Rodada de Negócios Internacional Brasil Central 2026’ ter, 16 de junho de 2026
- Polícia Civil deflagrou operação que prendeu o principal acusado de tráfico em Estrela do Sul ter, 16 de junho de 2026
- RADAR – 16 DE JUNHO ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Araguari avança no cronograma da reforma da Rodoviária e define próximos prazos da obra ter, 16 de junho de 2026
- América, Flamengo e Grêmio estrearam com vitória ter, 16 de junho de 2026
- Escola de Voleibol Araguari Vôlei EVA amplia atividades e lança projeto de Vôlei de Praia e Futevôlei ter, 16 de junho de 2026
- Homicídio e tentativa de homicídio no São Sebastião são investigados pela Polícia Civil ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural ter, 16 de junho de 2026
- Em noite de emoção e reconhecimento, Vereador Guilherme Santana realizou entrega títulos e honrarias ter, 16 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...