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Novas tarifas de pedágio são motivo de reclamação para usuários da rodovia BR-050

ter, 18 de abril de 2017 05:35

Da Redação

Principal reclamação dos motoristas é relacionada à manutenção da pista

As novas tarifas de pedágio nos trechos da rodovia BR-050, que estão sob jurisdição da Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. (MGO Rodovias), entraram em vigor nessa sexta-feira, 14. Após o reajuste, o valor do pedágio para automóveis e motocicletas, entre as cidades de Araguari e Uberlândia, passou para R$ 4 e R$ 2, respectivamente.

Motoristas discordam do valor cobrado nas praças de pedágio

Motoristas discordam do valor cobrado nas praças de pedágio

 

Um administrador, que preferiu não de identificar, afirma que as tarifas são absurdas. “A qualidade do serviço prestado não é boa. Viajei para São Paulo recentemente e a cada quilômetro havia uma placa com o telefone da concessionária. O telefone da MGO Rodovias não está disponível em todos os pontos da estrada, então, caso o veículo estrague, pode ser que demore até que o motorista consiga ajuda”.

O administrador afirma que a qualidade do asfalto da estrada melhorou após a duplicação, mas acredita que o serviço de manutenção esteja aquém do preço cobrado. “Penso que esses valores de pedágio deveriam ser revistos. Além disso, é injusto que os moradores da cidade de Araguari, que trabalham em Uberlândia ou Catalão, paguem o mesmo valor de pedágio que os demais motoristas”.

Uma assistente administrativa, que também preferiu não se identificar, não concorda com o valor cobrado. “Se ao menos pudéssemos desfrutar de uma pista de qualidade, bem sinalizada e iluminada, o valor do pedágio seria explicável, jamais justificável. Quantas pessoas trabalham ou estudam na cidade vizinha e precisam transitar pela via diariamente. É um absurdo”.

O vereador Warley Morais – Warley Maravilha (PMB) ressalta que, mesmo cobrando o valor do pedágio, ainda há irregularidades na pista. “A manutenção não está sendo realizada corretamente e podemos perceber várias irregularidades que podem colocar a vida dos motoristas em risco. O cidadão está sendo lesado com o aumento da tarifa”.

Warley Morais ressalta que a distância entre algumas praças de pedágio deveria ser maior. “É contra a legislação que duas praças de pedágio sejam instaladas a menos de 50 km de distância e isso ocorreu na BR-050. Também sou a favor da isenção do pedágio para aqueles que moram em Araguari e trabalham na cidade de Uberlândia, pois esses motoristas utilizam a estrada no intuito de trabalhar e acabam tendo um custo maior”.

Segundo a concessionária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da BR-050/GO/MG, faz o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas anualmente. Esse ano foi aprovada a 2ª Revisão Ordinária, a 5ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP), que passou a ser de R$ 5,32 para cada 100 quilômetros.

Em relação à manutenção, a concessionária informa que os trechos sob jurisdição recebem reparos constantes e, mesmo nos trechos que ainda não foram entregues pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram providenciados serviços de tapa-buracos, roçada e assistência operacional.

7 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Para quem mora aqui, trabalha aqui e vai em Uberlândia apenas com o intuito de gastar dinheiro lá, com coisas que tem aqui, tipo: roupas, calçados e outras futilidades, aumentando o PIB da outra cidade que já é rica. Aí eu acho certinho.

  2. Luiz Cláudio disse:

    Eu sou totalmente a favor da cobrança fico.admirado das pessoas quererem pedagio de graça só porque as cidades são proximas ou porque trabalham um em outra cidade se em lugar nenhum do Brasil concessionária nenhuma faz isto porque os araguarinos unerlandenses não enfiam isto na cabeça coisa que concessionária nunca pra ninguém nem com.intervenção de vereadores ou ministério público entenderam agora .

  3. Luiz Cláudio disse:

    Ou querem que eu pinte.

  4. Rogério Almeida disse:

    A cobrança é abusiva e deveria sim ter um tratamento diferenciado para quem utiliza a rodovia todos os dias, pela rotina de trabalho ou estudos em Uberlândia.

    O valor é alto pelo tipo de serviço prestado, principalmente porque o estado de conservação e qualidade das vias não é dos melhores.

    E Luiz Cláudio, é bom lembrar que já pagamos anteriormente pela rodovia e pela sua conservação através dos tributos e impostos que recolhemos regularmente; desse modo você precisa pintar e tentar esclarecer que esta cobrança deveria ser menor, uma vez que ela engorda os cofres da iniciativa privada que explora uma estrutura pública.

  5. Anônimo disse:

    kkkkkkkkkk, Falou tudo Rogério!

  6. Jonalvo Lopes disse:

    Parabéns Rogério Almeida !!! muito lúcida sua colocação, muito pertinente. Uso esta rodovia diariamente, pra ir e voltar À TRABALHO, todos os dias. Faço este trajeto desde 2013. A coisa tá tão complicada que eles colocam cones na pista, sem NENHUM AVISO PRÉVIO OU PLACAS COM OS DIZERES: HOMENS TRABALHANDO NA PISTA OU, COISA DO GÊNERO, bem nas curvas, e, de repente você se vê frente aos cones, e, tal serviço de capina no canteiro central está a demorar dias e dias. O serviço não está a contento. A pista cheia de buracos/ondulações. Dia desses meu veículo deu pane elétrica, só apareceram quase 40 minutos depois e ainda assim, só me deixaram no posto de gasolina que estava próximo (ainda na BR), dizendo que esse era o padrão. Nas chuvas, fica latente a falta de drenagem, proporcionando aquaplanar na pista, mesmo com pneus novos.
    Portanto faço coro e copio e colo sua brilhante explanação no parágrafo final:

    “E Luiz Cláudio, é bom lembrar que já pagamos anteriormente pela rodovia e pela sua conservação através dos tributos e impostos que recolhemos regularmente; desse modo você precisa pintar e tentar esclarecer que esta cobrança deveria ser menor, uma vez que ela engorda os cofres da iniciativa privada que explora uma estrutura pública.’

  7. Ricardo de Oliveira disse:

    Rodovia em péssimas condições, cheias de buracos e irregularidades. Trechos longos avariados e com segurança comprometida. Deficiências de sinalização em placas e também no asfalto. Penso que, como já se paga um valor de pedágio, as condições de conservação e segurança da rodovia deveriam ser mínimas, o que de fato não acontece.

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