8ª edição do Projeto Agente Ambiental Mirim será lançada nessa quinta-feira
ter, 18 de abril de 2017 05:06por Tatiana Oliveira
Projeto existe desde 2010. Nesse ano, atividades serão promovidas em escolas particulares, públicas e na Sala Verde do Bosque Municipal John Kennedy
A secretaria de Meio Ambiente e a secretaria de Saúde, lançam nessa quinta-feira, 20, a 8ª edição do Projeto “Agente Ambiental Mirim”. O evento de abertura acontece às 8h na capela do Imepac. As atividades serão promovidas em escolas particulares, públicas e na Sala Verde do Bosque Municipal John Kennedy.

.
Nesse ano, o projeto será trabalhado com crianças entre oito a 12 anos de idade, do 4º ao 6º ano do ensino fundamental do colégio Mais Positivo e das escolas estaduais Raul Soares, Paes de Almeida e Rainha da Paz. Segundo Virgínia Cassia Bruno Mordente, diretora, o colégio Mais Positivo participa do projeto pela terceira vez. “É sempre muito bom, pois temos um projeto de sustentabilidade na escola, então veio a acrescentar às crianças o trabalho desenvolvido”, diz.
Segundo o biólogo Joelson Silvano de Moura, nesse ano o projeto foi adequado e terá pequenas alterações. “Queremos fazer uma interação maior, até a concepção dos módulos. Vamos trabalhar com musicalização, artesanato, reciclados, queremos remodelar um pouco o que fazíamos. Teremos uma parte teórica e uma parte com ações”, conta.
Em média, cerca de 45 alunos de cada escola participam do projeto. As atividades iniciam em maio, com a intenção de serem finalizadas até novembro. O curso é dividido em 15 módulos semanais e possui aproximadamente 40 horas de duração. “O horário vai depender de cada escola. Nas escolas estaduais, vamos trabalhar com alunos do período integral, para não prejudicar os quadros de horários do colégio”, afirma o biólogo. Ao final do projeto as crianças recebem um certificado e a carteirinha de agente ambiental mirim.
Esse ano, as atividades serão ministradas pelo biólogo Joelson Silvano de Moura, da Sala Verde do Bosque, e pela educadora em Saúde e Zoonoses, Eliete Abadia Borges. A educadora conta que a Saúde entrou no projeto há dois anos e um dos focos é mostrar a relação entre a saúde pública e os cuidados com a preservação ambiental. “Temos procurado mostrar nos módulos o impacto que tem a prevenção na saúde no meio ambiente. Por exemplo, se você joga lixo nas vias públicas, além de prejudicar o ambiente também pode trazer problemas de saúde pública como atrair animais peçonhentos e provocar doenças”, explica Borges.
Moura conta que o tema abordado é Saúde e Meio Ambiente, e as escolas tem dado um bom feedback sobre o projeto. “É fácil notar a grande diferença antes e pós o Agente Ambiental Mirim. Percebemos que existe maior interesse pelas questões ambientais e algumas estão trabalhando um projeto paralelo com o projeto que a gente ministra”. Para ele, o trabalho de educação ambiental é um complemento ao que está sendo feito nas instituições. “Esperamos que as pessoas consigam entender o quanto é gratificante trabalhar com educação ambiental”, diz.
Dentre os módulos trabalhados com os alunos, serão abordados os temas: meio ambiente e saúde, conceitos básicos; uso racional da água e doenças relacionadas com a transmissão hídrica; combatendo a dengue e preservando o meio ambiente; gestão de resíduos sólidos em doenças transmitidas por vetores; desenvolvimento sustentável; acidentes e doenças causadas pelo lixo; qualidade de vida, saúde pública; queimadas, doenças relacionadas com as queimadas, aquecimento global e efeito estufa; homem e meio ambiente; fauna e flora, biodiversidade brasileira.
Além de aulas teóricas, também são realizadas atividades práticas. Entre elas estão os módulos: conscientizando com arte, utilização de materiais reutilizáveis e recicláveis; contos, cantigas e brincadeiras na saúde e no meio ambiente; intercâmbio entre alunos participantes do curso de formação de agentes ambientais; interação com o meio, visita a parques, aterro sanitário, SAE, ecopontos, ASCAMARA e empresas com modelo de boas práticas ambientais; e história do bosque John Kenedy com visitação, palestras e atividades.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
