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Novas tarifas de pedágio na BR-050 entram em vigor a partir de hoje, 14 de abril

sex, 14 de abril de 2017 05:26

Com Assessoria

A partir da zero hora desta sexta-feira, 14 de abril,  valores serão reajustados

A Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. – MGO Rodovias informa que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da BR-050/GO/MG, aprovou a 2ª Revisão Ordinária, a 5ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP, atualmente em vigor nas praças de pedágio da BR-050.

A partir da zero hora desta sexta-feira, 14 de abril,  valores serão reajustados

A partir da zero hora desta sexta-feira, 14 de abril, valores serão reajustados

 

De acordo com a Resolução nº 5.321, de 12 de abril de 2017, publicada no DOU – Diário Oficial da União em 13 de abril de 2017, as novas tarifas de pedágio a serem praticados pela MGO Rodovias entram em vigor a partir da zero hora do dia 14 de abril de 2017.

A tarifa básica de pedágio, definida a partir dessas revisões e do reajuste anual, passa a ser R$ 5,32 para cada 100 quilômetros. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do TCP – Trecho de Cobertura da Praça, estabelecido no contrato, ou seja, a tarifa de cada praça é igual ao TCP multiplicado pela TBP (Tarifa Básica de Pedágio). A tarifa básica é aplicada a veículos de passeio (categoria 1); outras categorias de veículos têm preços diferenciados, conforme a tabela abaixo.

VEJA AQUI A TARIFAS DE PEDÁGIO POR CATEGORIA DE VEÍCULO

Cobrança autorizada a partir de 14 de abril de 2017

Obs: Para os veículos com mais de 6 (seis) eixos será adotado o valor correspondente a Categoria 1 multiplicado pelo número de eixos do veículo. Valores expressos em Reais.

Dessa forma, com a aplicação do reajuste anual, 2ª revisão ordinária e 5ª revisão extraordinária, a tarifa básica de pedágio da praça Ipameri passa de R$ 5,70 para R$ 6,30; na praça Campo Alegre Goiás, o pedágio passa de R$ 6,20 para R$ 6,80; na praça de pedágio Araguari 1, a tarifa passa de R$ 4,70 para R$ 5,20: na praça Araguari 2, de R$ 3,60 para R$ 4,00; na praça Uberaba, o pedágio passa de R$ 5,10 para R$ 5,70; e na praça Delta  muda de R$ 3,70 para R$ 4,10.

Revisões e reajustes

A ANTT realiza, anualmente, o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. As alterações de tarifa são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento tarifário.

  • O reajuste visa a correção monetária dos valores da tarifa e leva em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
  • A revisão é feita para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado no contrato de concessão. Essa revisão pode ser ordinária, uma vez ao ano no aniversário do início de cobrança do pedágio, e/ou extraordinária, que pode ocorrer a qualquer momento e engloba novas obrigações, não previstas inicialmente no contrato.
  • O arredondamento tarifário objetiva facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas sejam múltiplos de R$ 0,10. Se em um ano o arredondamento da tarifa for para cima, no próximo, será decrescente.

3 Comentários

  1. Carlos disse:

    E isso aí … Aumentam e não querem nem saber de gastar na rodovia opa querem sim se gastarem em reformar os viadutos as buracos vão aumentar ainda mais o valor pois quem sempre paga e a população que aceita tudo caladinho

  2. Sílvio Tabaco disse:

    Antes a farra era só com o dinheiro público. A coisa foi ficando tão normal e corriqueira que agora nem se espera o dinheiro virar público para se fazer farra, já se vai direto no bolso do brasileiro. É muito fácil para essa quadrilha política que dita os destinos do país permitir aumento de pedágio, os quadrilheiros quando do uso de rodovias empregam veículo oficial e não se paga pedágio e mesmo que pagasse não sairia do bolso de cada um, mas sim do bolso público. Não há quem defenda a população brasileira, pois isso não é especialidade de nossa classe política, ela é especialista em formação de quadrilha, fica assim o povo a ver a coisa mais preta que minutos anteriores e sem perspectivas de melhoras. Percebe-se que a MGO é sofrível na administração da rodovia, isso não há dúvidas, mas na questão do reajuste de tarifa tem uma voracidade invejável a qualquer Pit Bull. A serem mordidos, os usuários da 050 pelas metades. Está passando da hora de um bom e contundente protesto acompanhado de ações judiciais em desfavor da MGO e do Governo Federal.

  3. Nivaldo disse:

    Porque não arredonda pra baixo essa porcaria? Na minha opinião, moradores de Araguari que comprovem que moram numa cidade e trabalham na outra nem deveriam pagar, pois passam duas vezes por dia no pedágio. Isso é um tapa na cara dos trabalhadores.
    O governo com o dinheiro público de arrecadações conseguiu duplicar a BR 050 pra vender depois para um grupo de “empresários” que na verdade são políticos vagabundos e ladrões. Para os burros sem noção que votam nesses lixos, taí a resposta. Agora não adianta reclamar, faça diferente nas próximas eleições e não vote em ladrão!

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