Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

“Criminalidade local está controlada”, afirma subcomandante do 53° Batalhão de Polícia Militar

sáb, 25 de março de 2017 05:46

por Mel Soares

Na tarde desta sexta-feira, 24, a reportagem do Jornal Gazeta do Triângulo esteve na sede do 53° Batalhão de Polícia Militar (BPM) para entrevista com o major Geilson Nunes, subcomandante da unidade.

O militar falou a respeito da diminuição dos crimes em Araguari e nos municípios de jurisdição do BPM e ainda sobre os principais fatores que contribuem para a ocorrência de delitos.

Segundo informações, no ano passado, Araguari ficou em primeiro lugar no estado de Minas Gerais como a cidade que mais conseguiu reduzir a criminalidade. “A média é de menos de um crime violento por dia na jurisdição composta por sete cidades”, disse.

Apesar do cenário controlado, o militar admite que a maior dificuldade está relacionada ao combate de furtos. “Geralmente o criminoso atua na clandestinidade, principalmente à noite. Ele aproveita quando a vítima sai de casa, vai viajar. Um descuido é motivo para a ação ilegal”, destacou.

Major Geilson, subcomandante do 53° Batalhão de Polícia Militar

Major Geilson, subcomandante do 53° Batalhão de Polícia Militar

 

Conforme conscientizou, o comportamento da população pode evitar que os crimes ocorram, isto é, medidas de autoproteção favorecem a segurança.

“Quando o criminoso se certifica de que há falta de vigilância, é naquele local que ele irá atuar. Não podemos colocar a culpa dos crimes na vítima, mas de alguma forma a vítima contribui”, alertou.

De acordo com orientações do subcomandante, é importante que as pessoas evitem andar em ruas sem iluminação, deixar portas e janelas abertas das residências e carros destrancados. “O melhor protetor é o vizinho. O número de policiais é pouco para o tamanho da cidade”, afirmou.

No caso de furto e roubo de celulares, o militar ressalta que o índice aumentou devido ao acesso cada vez mais fácil da tecnologia e a facilidade de vender ou trocar por drogas. “Utilizar fones de ouvidos ao transitar pela rua tem sido um indício para a incidência do crime. Deixar o celular no bolso de trás da calça, utilizar o aparelho tudo isso facilita a ação de delinquentes”, exemplificou.

Conforme informações, a região central e o bairro Bosque são os locais com mais registros de ocorrências. “O Centro é onde tem maior circulação de pessoas, portanto, isso é natural. Mas a população não precisa ficar alarmada, pois estamos conseguindo manter a situação sob controle”, ressaltou.

Dados divulgados pelo militar apontam que o fator climático contribui para o aumento de delitos.  “Os meses de setembro e outubro tem índices altos, pois são meses bastante quentes. A sociedade fica agitada. A tendência é ter pessoas nas ruas até mais tarde, o que facilita a ação de bandidos”,

Entre os meses de maio e julho a tendência é que as ocorrências diminuam devido à baixa temperatura. “Numa cidade do sul de Minas a criminalidade é bem menor devido ao frio”, exemplificou.

Os trabalhos de prevenção realizados tanto pela Polícia Militar quanto pela Civil foram  destacados pelo subcomandante. “Recentemente, as Polícias Militar e Civil conseguiram prender quadrilhas que estavam fazendo alarde na cidade. Precisamos disso, de combater o crime por meio de prisões e estratégias que tem sido adotadas pelas policias por meio de diversas operações”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: