Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Abertura da Fenicafé ressalta a qualidade do café irrigado

qua, 22 de março de 2017 05:49

por Tatiana Oliveira

O evento contou com a presença de deputados, autoridades locais e regionais

Com a presença de diversas autoridades, foi aberta nessa terça-feira, 21, a 22ª edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé. A feira conta com aproximadamente 70 expositores em mais de 90 stands. Além de palestras e workshops, os organizadores preveem que o evento possibilite um volume de negócios superior a R$ 35 milhões. “Cada evento tentamos fazer diferente, um ano sendo melhor que o outro. Pela expectativa dos expositores, será um sucesso de público; espero que seja um sucesso de vendas de máquinas também”, afirma Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação de Cafeicultores de Araguari – ACA. Maria Cecília de Araújo, coordenadora da Fenicafé, afirma que o primeiro dia superou as expectativas de público.

A feira conta com aproximadamente 70 expositores em mais de 90 stands

A feira conta com aproximadamente 70 expositores em mais de 90 stands

 

Durante a solenidade de abertura, Garcia ressaltou a relevância do café irrigado. “Com a irrigação, a produção de café pode superar em até 50% o rendimento, se comparado ao café em secura. Araguari, pioneira nessas técnicas, se tornou polo de referência”, afirma. Temas como irrigação e qualidade do ramo são o foco central das palestras.

Além da qualidade do café e tecnologias de irrigação, uma das preocupações explanadas na cerimônia foi a produção de café com sustentabilidade, principalmente quando se refere ao uso da água. “Essa feira existe para trazer tecnologia, fazer com que usemos água de forma racional, porque ela é um bem finito”, disse o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis.

Mesmo afirmando ser um ano bom para a agricultura, o presidente da ACA expõe sua preocupação como cafeicultor. Segundo ele, o preço de café não aumenta há quatro anos, mas o custo de produção como mão de obra, insumos e óleo diesel, por exemplo, ficou mais oneroso.  “Hoje a expectativa para nós não é boa. A safra de 2018 é grande e estamos preocupados com o preço do café, visto que teremos gastos mais altos com a produção neste ano”, explica.

No primeiro dia a Fenicafé superou as expectativas de público

No primeiro dia a Fenicafé superou as expectativas de público4

Maria Cecília de Araújo, coordenadora da Fenicafé, vê no evento alternativas para o cafeicultor. “O intuito da feira é ajudar o produtor em sua liderança administrativa, como a fazenda acaba sendo uma empresa. Então, trazemos novos incentivos, novas formulações, novos produtos, para que ele consiga, dentro do período de safra, diminuir o seu custo”.

Pesquisa

Um dos eventos que compõe a Fenicafé é o XIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada – SBPC-Irrigada. O evento acontece hoje, 22, como parte da programação oficial. Segundo a organização da Fenicafé, “o objetivo do Simpósio é promover a discussão e a divulgação de resultados de pesquisa e tecnologias com ênfase no uso mais eficiente da irrigação, visando ganhos significativos em produtividade e qualidade.”

O presidente da Federação de Cafeicultores do Cerrado ressalta que o incentivo à pesquisa, em irrigação e em outros setores da produção cafeeira, é fundamental para a atualização do produtor e aquisição de novas tecnologias. “Nós estamos fazendo vários campos experimentais na região com variedades novas resistentes a nematoide, à seca e à ferrugem. Isso para aumentar a produção e manter o cafeicultor competitivo em nossa região”, afirma.

A Fenicafé

O evento começou no dia 21 e acontece até o dia 23 de março, no Pica Pau Country Club. Promovida pela ACA, com apoio da Universidade de Uberaba – Uniube, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café e Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA, a feira reúne três grandes encontros: XXII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, XX Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XIX Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Confira a programação de quarta-feira – 22 de março

8h30 às 9h – Abertura XIX SBPC-Irrigada

9 às10h15 – Fontes de Nutrientes para a fertirrigação do cafeeiro – Dr. Edson Mattiello – UFV

10h15 às 10h45 – Visita aos estandes parceiros – Coffee Break

10h45 às 11h45 – Sistemas de irrigação para o cafeeiro – inovações tecnológicas – Dr. André Fernandes – UNIUBE

12 às 14h – Visita aos estandes parceiros e almoço

14h30 às 15h15 – Manejo Racional de Água na Cultura do Cafeeiro Irrigado por Gotejamento – M.Sc. Guilherme Oliveira Silva – FORBB Irrigação

15h15 às 16h15 – Operação e manutenção de sistemas de Irrigação por gotejamento no café – M.Sc, Carlos Barth, Consultor Israel

16h15 às 16h45 – Visita aos estandes parceiros – Coffee Break

16h45 às 18h – Aspectos práticos da fertirrigação do cafeeiro – Dr. Humberto Vinicius Vescove – Univ. Araraquara

18 às 19h – Visita aos estandes parceiros

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: