Hoje acontece o lançamento do projeto Educação para o Trânsito “Gentileza Gera Gentileza”
qua, 15 de março de 2017 05:34por Mel Soares
Na tarde de hoje, 15, a Capela do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) será palco da 6ª edição de lançamento do projeto Educação para o Trânsito “Gentileza Gera Gentileza”.
As atividades são desenvolvidas pela Settrans (secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana) em parceria com outras secretarias municipais; 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros; 53° Batalhão de Polícia Militar e 4° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

Blitz educativas são realizadas desde o mês de janeiro com o apoio da Polícia Militar.
O cronograma de atividades conta com blitz educativas, palestras em escolas e empresas, passeatas, passeios ciclísticos, além de projetos como “Agente Mirim” e “Poetizando no Trânsito”, os quais estimulam crianças e adolescentes a se conscientizarem sobre os principais cuidados para evitar acidentes de trânsito.
A coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito da Settrans, Jacqueline Mendes, afirma que neste ano o objetivo é contemplar as escolas do município, incluindo instituições particulares. “Iremos dividir as equipes com o intuito de atender toda a rede de ensino. Por meio da prática os estudantes serão incentivados a ter mais consciência e consequentemente, passar estes conhecimentos para a família”, argumentou.
A primeira escola que receberá as atividades do projeto é o Centro Educacional Municipal CAIC ‘Dr. Arcino Santos Laureano’.
Demonstrações de procedimentos de primeiros socorros em acidentes provocados pela imprudência gerada pela ingestão de álcool ou outras drogas, também estão incluídos no cronograma de ações, sendo protagonizados pela 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros e secretaria de Políticas Sobre Drogas.
Conforme destacado pelo assessor especial de Trânsito e Transportes, André Luiz Fernandes, a imprudência continua sendo a principal causa de acidentes. “Precisamos unir esforços para alertar a população sobre cuidados simples que podem salvar vidas, como o uso do cinto de segurança e o respeito à sinalização semafórica”.
Segundo a coordenadora Jacqueline Mendes, os motoristas de transporte escolar e mototaxistas fazem parte dos grupos que receberão orientações. “Recebemos muitas reclamações de condutores que não tem respeitado as regras de trânsito, principalmente em relação a falta de uso do cinto de segurança pelas crianças transportadas. Os profissionais que deveriam dar o exemplo estão infringindo a lei. Sendo assim, o projeto também será realizado com a classe”, revelou.
A busca pela conscientização é a principal luta da equipe da projeto. “A nossa bandeira é a educação”, concluiu a coordenadora do projeto.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...