Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

SAE inicia corte de água em imóveis de devedores e com ligações clandestinas

ter, 14 de março de 2017 05:56

por Tatiana Oliveira

Usuários foram notificados há 40 dias, afirma superintendência.

A Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE) iniciou nessa segunda-feira, 13, o corte de água em imóveis com ligações clandestinas e de clientes com débito. O superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis afirma que os proprietários dos imóveis foram notificados há cerca de 40 dias, com o prazo de um mês para regularização. “Iniciamos com o corte dessas ligações. A minha equipe de funcionários está na rua fazendo corte das ligações clandestinas e irregulares, além do fornecimento de água de contribuintes com contas em atraso,” disse.

Conforme superintendente, os cortes devem continuar nos próximos meses.

Conforme superintendente, os cortes devem continuar nos próximos meses.

 

Por enquanto foram comunicadas 400 ligações clandestinas e mil dos maiores devedores da SAE. Segundo o superintendente cerca de 40% dos notificados regularizaram a situação dentro do prazo e o restante terá o fornecimento de água cortado.

Mesmo não sendo obrigatório, os proprietários dos imóveis com “gatos” de água também foram avisados. “A lei para ligação clandestina fala que não precisamos notificá-los. Uma vez que é clandestino podemos interromper o fornecimento de água imediatamente. Preferimos notificar as pessoas para que elas não ficassem sem água, viessem aqui e tomassem as medidas necessárias para regularizar a situação.”, afirmou.

As notificações devem continuar nos próximos meses. A expectativa é que mensalmente cerca de mil pessoas sejam notificadas e tenham a situação regularizada ou, seja feito o corte. De acordo com André Reis, esse número foi estipulado para que haja tempo hábil de notificação e execução.

Ligações clandestinas

Segundo o superintendente da SAE, os primeiros 400 imóveis identificados geram um prejuízo de cerca de 20 mil reais/mês para a superintendência (a estimativa foi feita a partir de uma conta convencional de um imóvel sem hidrômetro, contabilizando R$ 50,00 por residência). Os principais bairros com ligação clandestina são o Amorim, Moriá e Interlagos.

Além de prejuízo financeiro, André Reis afirma que as ligações clandestinas também comprometem o sistema de abastecimento, podendo faltar água em alguns bairros. “Isso compromete o fornecimento porque não temos noção do volume de água a ser enviado para aquele bairro.” explicou.

Inadimplentes

Hoje a superintendência apresenta aproximadamente 35% de usuários em atraso. Alguns deles possuem dívidas de 15 a 20 anos. Dos inadimplentes, o maior devedor individual acumula um débito de R$ 191.403,58.

Para regularizar a situação os notificados devem ir até a sede da SAE e tomar as devidas providências, que são:

Ligações clandestinas:

– Pagamento da taxa de ligação;

– Comprar e apresentar o hidrômetro.

Devedores:

– Pagamento da taxa de corte;

– Pagamento da taxa de ligação;

– Pagamento ou parcelamento da dívida em atraso.

Após a regularização, a SAE tem o prazo de um dia para retomar o fornecimento de água.

Parcelamento

Os araguarinos em débitos com SAE podem optar pelo parcelamento da dívida com 90% de desconto em juros e multas, conforme aprovado em projeto de lei na Câmara Municipal de Araguari no dia dez de fevereiro. No momento em que o contribuinte deixa de pagar três meses do parcelamento ele perde o benefício e tem o fornecimento de água cortado. Posteriormente, as dívidas podem ser encaminhadas para protesto extrajudicial ou execução fiscal.

Serviço

Os moradores que precisam negociar os débitos, regularizar as ligações clandestinas ou solicitar parcelamento referente a contas de água devem procurar a SAE, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. O endereço é: avenida Hugo Alessi, 50 – Industrial. Mais informações no telefone 3242-3579.

3 Comentários

  1. marcia disse:

    Tem que cortar mesmo, pois os que não pagam, acabam onerando os demais que pagam em dia !!!

  2. Lucas disse:

    Muito bom…isto é gestão

  3. Anna disse:

    Gestão? Kkkkk

Deixe seu comentário: