Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Saúde intensificará fiscalização de estabelecimentos clandestinos do ramo alimentício

qua, 8 de março de 2017 05:37

Da Redação

Expectativa é que a equipe de Vigilância Sanitária inicie atividades do período noturno

O prefeito Marcos Coelho (PMDB) e representantes da secretaria de Saúde estiveram reunidos, nessa segunda-feira, 6, com empresários araguarinos, para abordar questões relacionadas à Vigilância Sanitária (VISA) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A expectativa é que as ações de fiscalização de empresas clandestinas sejam intensificadas e a equipe inicie atividades no período noturno.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta, Maria Isabel Araújo, uma das questões apontadas pelos empresários são os estabelecimentos clandestinos abertos no município. “Estamos com um número crescente dessas empresas, principalmente no ramo alimentício, como espetos e restaurantes funcionando em residências”.

Vigilância pede apoio da população para que os estabelecimentos clandestinos sejam identificados

Vigilância pede apoio da população para que os estabelecimentos clandestinos sejam identificados

 

A coordenadora afirma que os alimentos vendidos nesses estabelecimentos podem trazer riscos à saúde da população. “Muitas vezes não tomamos conhecimento desses pontos, pois ficam em locais afastados da cidade. É preciso ter cuidado, pois não sabemos a procedência dos alimentos, como estão sendo armazenados e como são manipulados”.

Após escutar as demandas dos empresários, o próximo passo da Coordenação de Vigilância em Saúde é intensificar as ações de fiscalização e promover atividades de educação em saúde. “Agendaremos reuniões e ministraremos palestras em todos os setores, como açougues, padarias, restaurantes, entre outros, para esclarecer quais são as atribuições de cada um, o que pode ser manipulado, como devem ser armazenados os alimentos, o estoque, entre outros”.

Segundo a coordenadora, a equipe também iniciará ações de vigilância no período noturno. “Atualmente, temos fiscais apenas durante o dia, mas muitos estabelecimentos funcionam no período noturno. Participaremos de uma reunião nessa quarta-feira, 8, na Superintendência Regional de Saúde, onde serão abordadas as novas diretrizes e metas da Vigilância Sanitária e, posteriormente, estabeleceremos como irão funcionar as atividades noturnas”.

A coordenadora pede o apoio da população para que os estabelecimentos clandestinos sejam identificados. “Pedimos para que os moradores façam a denúncia dessas empresas, pois muitas vezes não ficamos sabendo da existência das mesmas”. Os proprietários desses estabelecimentos também podem regularizar a situação. “Eles podem vir à sede da secretaria de Saúde e receberão todas as orientações necessárias para estarem em conformidade com a lei”.

Maria Isabel ressalta que o objetivo das ações não é prejudicar os comerciantes. “Nosso intuito é respaldar a saúde da população com o mínimo de riscos. Muitas pessoas pensam que estão sendo perseguidas e não queremos deixar que trabalhem; na verdade, apenas estamos seguindo a legislação”.

Os interessados em realizar denúncias de estabelecimentos clandestinos ou os empresários que desejem regularizar a situação podem entrar em contato com o departamento de Vigilância Sanitária pelo número (34)3690-3114, das 7 às 17h, ou pessoalmente no endereço: rua Doutor Afrânio, 163, Centro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: