Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Educação promove 1º Encontro de Formação Continuada do Núcleo de Apoio à Inclusão

qui, 23 de fevereiro de 2017 05:35

Da Redação | Com Assessoria

Com a participação de professores do atendimento educacional especializado e monitores da Rede Municipal de Ensino, aconteceu nesta terça-feira, 21, o 1º Encontro de Formação Continuada do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) do ano.

O objetivo do evento é promover o debate sobre práticas, orientações e formação continuada de profissionais que atuam diretamente na educação de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência na escola regular, assim propondo uma qualidade de ensino igual para todos.

Encontro teve como objetivo reforçar as estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência no município

Encontro teve como objetivo reforçar as estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência no município

 

A equipe multidisciplinar do NAI em Araguari é composta por três psicólogos escolares, quatro psicopedagogas, uma pedagoga, uma fonoaudióloga e uma coordenadora que atua diretamente com visitas constantes aos Centros Educacionais Municipais.  Segundo a Coordenadora Vera Lúcia Viana, a necessidade de formação é constante. “Enquanto pessoas, o nosso progresso dependente única e exclusivamente de nós mesmos, sempre com o olhar diferenciado para o outro, enxergando suas potencialidades e habilidades,” afirmou.

Existem aproximadamente  170 alunos especiais matriculados no ensino regular municipal, inseridos no dia-a-dia da vida escolar. “Não há diferenciação com qualquer outro aluno dentro daquele espaço, o que mostra uma verdadeira inclusão na sociedade,” avalia a psicopedagoga do NAI, Fabiana de Oliveira Borges da Cunha.

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo é direcionado aos professores, famílias e alunos matriculados na rede municipal de ensino.

O secretário de Educação, Werley Macedo, ressaltou a importância da formação continuada dos educadores. “É preciso que a formação continuada desses profissionais esteja conectada ao cotidiano escolar. Por meio do projeto pedagógico da escola, o professor assume o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, privilegiando a colaboração e a cooperação”, ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: