Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha é o novo comandante da 9ª Região da Polícia Militar

sáb, 11 de fevereiro de 2017 05:10

por Samara Arruda

A 9ª Região de Polícia Militar (RPM) com sede em Uberlândia,  terá um novo dirigente nos próximos dias. O comando será transferido do coronel Volney Halan Marques para o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha. De acordo com as informações da assessoria de comunicação, a solenidade oficial acontece na próxima segunda-feira, 13, às 10h, no Center Convention. O evento conta com a presença de autoridades civis, militares e convidados.

O coronel Volney Halan Marques passa o comando para o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha

O coronel Volney Halan Marques passa o comando para o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha

 

A transferência do cargo será feita de acordo com as tradições da Polícia Militar e dirigida pelo chefe maior da corporação em Minas Gerais, o comandante-geral coronel Helbert Figueiró de Lourdes. Para assumiu a posição na corporação recebeu a promoção de patente de tenente-coronel para coronel em ato assinado pelo comandante-geral da PM e do governador de Minas Gerais. O coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha traz em seu currículo 27 anos de serviços prestados à Polícia Militar em Belo Horizonte.

Ele atuou no planejamento operacional da PMMG, no Estado Maior. Antes disso,  foi o comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar na capital mineira, no ano de 2015. Também esteve à frente do 1º BPM em BH; do 13º BPM em Betim, além do Batalhão de Trânsito e Batalhão de Polícia de Choque. Também foi chefe da Sessão Estratégica de Emprego Operacional da PM3.

O coronel Cláudio assume o comando da 9ª Região de Polícia Militar

O coronel Cláudio assume o comando da 9ª Região de Polícia Militar

“Fui promovido dia 20 de janeiro e logo tomei conhecimento que viria para Uberlândia. E com muita satisfação inicio mais este etapa, ao lado de minha família e amigos que fiz em Uberlândia e região,” ressaltou o coronel.

O novo comandante elogiou o trabalho desenvolvido por seu antecessor e destacou o seu sentimento diante da 9ª Região de Polícia Militar. “Espero dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo coronel Marques. A diminuição dos índices de criminalidade demonstra o grande trabalho desempenhado. Portanto, é com muita honra que assumo este cargo e pretendo potencializar ações tendo como projeto inicial o aumento de bases comunitárias móveis e demais ações de prevenção à criminalidade,” completou.

Durante solenidade de passagem, o novo comandante da 9ª Região terá um grande compromisso, uma vez que estará sob sua responsabilidade a segurança pública de milhões de pessoas em 18 municípios, numa área de quase 30 mil km²: Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama. A lista é extensa.

Natural de Bom Despacho, o coronel Volney Halan Marques entra para o quadro da reserva. Ele ingressou na PM em 1989 e atuou como comandante do 53º Batalhão da PM entre os anos de 2011 e 2013, sediado em Araguari, onde desempenhou um papel importante. Comandou as obras de ampliação da estrutura física da corporação e intensificou o trabalho para melhorar a eficiência preventiva e repressiva da PM.

Sua dedicação lhe rendeu várias condecorações como as medalhas de Mérito Militar Grau Bronze, Alferes Tiradentes e de Mérito Profissional, conferidas pelo comando-geral da PMMG, além do Título de Cidadania Honorária concedido pela Câmara Municipal de Araguari e o Troféu Personalidades 2011 conferido pelo Jornal Gazeta do Triângulo.

Em entrevista, ressaltou que fez pela segurança pública, tudo o que foi possível. “Enquanto estive no comando, fiz tudo o que estava ao meu alcance para reduzir os índices de violência tanto em Araguari quanto em Uberlândia. Conseguimos reduzir o índice de crimes violentos, com empenho. Desejo sorte ao coronel Claudio frente à 9ª Risp. Aproveito e parabenizo a todos os policiais que trabalharam comigo e agradeço o profissionalismo e dedicação de todos,” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: