Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Políticas Sobre Drogas promove ação de abordagem de moradores de rua

sex, 10 de fevereiro de 2017 05:56

Da Redação

Expectativa é que o trabalho seja realizado todas as quintas-feiras em vários bairros

A secretaria de Políticas Sobre Drogas realizou, na última semana, uma ação técnica de abordagem aos moradores de rua. O objetivo foi realizar um levantamento e orientá-los sobre os locais de apoio aos dependentes químicos e a possibilidade de internação.

De acordo com o secretário de Políticas sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza, essa é uma nova ação no município, cuja ideia surgiu a partir de matéria exibida em um meio de comunicação. “Eu assisti uma reportagem que dizia que uma das grandes dificuldades das gestões atuais é o morador de rua e quase todos eles estão nessa situação porque começaram a usar substâncias que causam dependência química”.

Durante a ação, 18 moradores de rua foram assistidos pela equipe

Durante a ação, 18 moradores de rua foram assistidos pela equipe

 

O secretário afirma que, após assistir à reportagem, decidiu iniciar a ação para abordar os moradores de rua do município e oferecer ajuda. “Conversamos com eles e verificamos quais são suas principais necessidades, como emprego, cuidados com a saúde, internação, entre outros. Com certeza, essas pessoas não estão na rua porque querem, então, elas precisam de atenção e carinho”.

Durante a primeira ação, a equipe visitou os bairros Vieno, São Judas, Goiás, Bela Suíça, Madri e Santa Helena e conseguiu cadastrar 18 moradores de rua. A equipe é composta por sete pessoas e a expectativa é que o trabalho seja realizado todas as quintas-feiras. Os comerciantes dos bairros também foram abordados. “Estamos realizando uma pesquisa com os comerciantes para a realização da campanha ‘Não dê esmola’, pois a esmola patrocina o vício. Conversamos com eles sobre a dependência química e tivemos bastante apoio”.

O secretário participou de uma reunião na Superintendência Regional de Saúde nessa quarta-feira, 8, onde recebeu a notícia de que o cartão Aliança Pela Vida retomará as internações. “Antes eram oferecidas 50 vagas, mas agora conseguimos vagas ilimitadas em clínicas que estejam a até 200 km da nossa cidade. Em nosso primeiro trabalho, catalogamos oito pessoas que precisam de internação e quatro deles devem ser internados em breve”.

Segundo o secretário, o objetivo é oferecer condições de vida digna aos dependentes químicos. “O vício atinge diversas faixas etárias e não pretendemos atender apenas aos moradores de rua. Queremos ajudar os jovens que possuem alguma dependência química e também temos um projeto para catalogar todos os pacientes das Unidades Básicas de Saúde que possuam problemas com substâncias lícitas ou ilícitas. Queremos encaminhar essas pessoas para tratamento e as expectativas para esse projeto são muito positivas”.

O secretário ressalta que os moradores que precisarem de auxílio podem entrar em contato com a pasta. “Nosso objetivo é ajudar a todos. As pessoas não sabem o que é ter um filho viciado em drogas em casa e como isso influencia toda a família. Abraçamos essa causa e deixamos a secretaria de portas abertas”.

Os interessados em obter informações sobre internação para dependentes químicos podem ir pessoalmente à secretaria de Políticas Sobre Drogas (localizada ao lado do Palácio dos Ferroviários) ou entrar em contato pelos números (34) 99988-1963 ou 3690-3033.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: