Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretário municipal e vereador visitam instalações do CAPS AD

ter, 31 de janeiro de 2017 05:05

Da Redação

Ação, que deve ocorrer com frequência, tem o objetivo de proporcionar atendimento de qualidade aos dependentes químicos

Na manhã de sexta-feira, 27, o secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, e o vereador Levi Siqueira (PMDB) estiveram no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) com o objetivo de avaliar as condições de trabalho.

Conforme informações dos representantes do Executivo e Legislativo foi constatada a falta de internet no órgão público. Com a ausência da tecnologia, não é possível efetuar o cadastramento dos dependentes químicos no programa Cartão Aliança Pela Vida, que disponibiliza auxílio financeiro em caráter temporário para despesas de tratamento dos usuários de drogas em clínicas.

Secretário de Saúde recebe vereador, servidores e secretário municipal de Políticas sobre Drogas

Ações em prol de dependentes químicos são realizadas por meio de parceria entre Executivo e Legislativo

 

O secretário Ailton e o vereador Levi se reuniram com o secretário de Saúde, João Batista Arantes, e definiram que a internet funcionará ainda nesta semana.

Além disso, durante a visita foi constatada a necessidade de um veículo para o trabalho da equipe de Redutores de Danos que trabalha em prol da diminuição dos danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas.

Por ser imprescindível o uso de um transporte no Centro, a secretaria de Políticas Sobre Drogas irá ceder um veículo provisoriamente para a equipe de Redução de Danos até que a secretaria de Saúde disponibilize carro próprio.

Em Araguari, o CAPS-AD  foi inaugurado em dezembro de 2015 por meio da secretaria municipal de Saúde, que conquistou recursos junto ao Ministério da Saúde.

De segunda à sexta-feira centenas de pacientes com dependência química recebem atendimentos na área de psicologia, psiquiatria, educação física e orientação educacional.

Os projetos são desenvolvidos conforme a necessidade de cada um. Há pacientes que precisam de atendimento diário, enquanto outros, algumas vezes por semana. Aqueles que necessitam de desintoxicação são encaminhados para o leito da psiquiatria da Santa Casa. Após recuperação da crise aguda retornam ao CAPS-AD para receberem o tratamento diário.

Além de atendimento à população, há acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: