Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Animais soltos nas ruas são recolhidos pela secretaria de Serviços Urbanos

sáb, 28 de janeiro de 2017 05:44

Da Redação

Canil Municipal tem problema de superlotação

Os moradores de diversos bairros do município têm reclamado da quantidade de animais soltos e abandonados nas vias públicas, principalmente cães e cavalos. A secretaria de Serviços Urbanos está realizando a fiscalização e o recolhimento dos animais.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Candido Costa Arruda, atualmente o Curral Municipal tem quinze animais recolhidos. “Estamos realizando a fiscalização e recolhimento em vários locais da cidade. Nessa sexta-feira, 27, mandados recolher animais no bairro de Fátima”.

Cavalos soltos no Portal dos Ipês podem causar acidentes

Cavalos soltos no Portal dos Ipês podem causar acidentes

 

O secretário comenta que, geralmente, os proprietários soltam os animais de propósito. “A multa é de apenas R$ 20 e esse valor não paga nem a ração que o proprietário iria gastar com o animal durante o final de semana. Estamos estudando uma maneira de aumentar a multa, mas ainda precisamos da aprovação da Câmara Municipal”.

Em relação às vacas, o secretário afirma que não há veículo próprio para o recolhimento do animal. “Quando há casos desse animal solto nas ruas, chamamos o proprietário e notificamos. Geralmente, as porteiras das fazendas ficam abertas e as vacas atravessam e vão para os terrenos baldios. A gestão passada não fez a limpeza nos terrenos da prefeitura e os proprietários também não cuidam dos seus, mas agora estamos fazendo o trabalho de poda e notificando os proprietários de terrenos”.

Os cães também são recolhidos e encaminhados para o Canil Municipal. “O espaço é pequeno, então tentamos coibir a soltura desses animais, mas está muito difícil. A população animal aumentou bastante e precisamos de mais espaço no canil. Os araguarinos precisam se conscientizar. Muitos pegam o animal e depois soltam nas ruas”.

Os moradores do Portal dos Ipês também reclamaram da quantidade de animais soltos no bairro. A reportagem do Gazeta do Triângulo esteve no local e encontrou três cavalos, além de vários cães.

Segundo o diretor do Canil Municipal, Osmar Ribeiro Júnior, o local está superlotado, porém, todos os animais são medicados, tratados e bem alimentados. “Estamos com mais de 100 animais e, no momento, recolhemos apenas casos emergenciais, como atropelamento daqueles que não tem dono. Se uma cadela está a ponto de parir, nós fornecemos assistência, medicação e alimento, mas é necessário providenciar um local para que ela fique, pois não temos mais espaço”.

O Centro de Castração de Animais ainda não iniciou os procedimentos. “Precisamos fazer alguns acertos relacionados à gestão passada. Quando começarmos a castração, primeiro serão atendidos os animais do canil que estarão disponíveis para adoção e, posteriormente, os animais que foram abandonados nas ruas”.

O diretor ressalta que o abandono de cães em vias públicas é crime. “Caso a pessoa seja filmada fazendo esse tipo de ação, ela pode ser processada e multada, então, pedimos para que os moradores nos ajudem a policiar esse tipo de atitude. É uma situação complicada e precisamos da ajuda da população para fiscalizar essas ações”. Os interessados em adotar um animal, ou em casos de denúncia de atropelamentos, devem entrar em contato com o Canil Municipal pelo número (34) 3690-3094.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Esses animais provavelmente tem dono.
    Faça o recolhimento, mas cobre um preço bem salgado pela estadia do mesmo. Cobre por dia, aí os donos vão aprender a não deixá-los soltos causando acidentes. O cavalo não custa barato para comprar, se for vacas cobre mais caro ainda porque o dono é rico e não vai querer perdê-las
    A solução é cobrar caro pelo resgate e estadia.

  2. Anônimo disse:

    Pões estes cavalos a venda. Faça um leilão deles.

  3. Anônimo disse:

    Ponha estes cavalos a venda. Faça um leilão deles.

  4. Claudio disse:

    Aqui no Bela Suíça parece fazenda! Tem mais cavalo, boi e vaca que gente!

Deixe seu comentário: