Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vacina contra febre amarela está disponível nos postos e é aplicada mediante apresentação de cartão

sáb, 21 de janeiro de 2017 05:44

por Stella Vieira

A partir dessa segunda- feira unidades de saúde recebem doses contra HPV e Meningite C

A procura pela vacina contra febre amarela aumentou no Triângulo Mineiro, após o Estado de Minas Gerais decretar situação de emergência nas áreas de surto. Em Araguari, a procura pelas vacinas contra HPV para adolescentes do sexo masculino e contra Meningite C, para adolescentes de ambos os sexos também é grande.

Nessa sexta-feira, 20, moradores do bairro Santiago estiveram na Unidade Básica de Saúde da Família Santa Terezinha II e afirmaram não ter recebido a imunização contra febre amarela, pois, segundo as enfermeiras, não era dia de vacinação.

Vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde

Vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde

 

A coordenadora de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde, Maria Isabel Araújo, entrou em contato com a equipe da UBSF e informou que, mediante a apresentação do cartão de vacinas, o cidadão pode ser vacinado a qualquer momento. “Não existe um dia específico para vacinação. Nós orientamos a todos aqueles que trabalham nos postos que sempre aproveitem os momentos em que os pacientes estão nas unidades para atualizar o cartão de vacinas”.

De acordo com a coordenadora, devido ao número de casos no norte de Minas Gerais, a população está bastante alarmada. “A procura é muito grande, mas o Ministério da Saúde disponibiliza a quantidade de vacinas para cumprir o Programa Nacional de Imunização (PNI), que hoje oferece a primeira dose para crianças com nove meses e a segunda dose para crianças com quatro anos, então, estamos vacinando apenas os adultos que foram imunizados há mais de dez anos”.

A coordenadora explica, ainda, que se o adulto possui duas doses da vacina contra febre amarela registradas no cartão, ele é considerado imune à doença. “Nesses casos não é necessário receber a dose, mas os adultos que apresentarem o cartão comprovando que receberam apenas uma dose da vacina e há mais de dez anos, têm o direito a receber a imunização”.

Em Araguari, a última campanha de vacinação contra a febre amarela ocorreu em 2008. Aqueles que receberam a dose nesse período poderão ser vacinados novamente em 2018. “Fomos informados pelo Ministério da Saúde que se houver casos na região, serão disponibilizadas vacinas para que façamos uma campanha, porém, como não há surto da doença em Araguari, se aplicarmos a dose em todos aqueles que comparecerem sem a apresentação do cartão, faltará vacinas para as crianças”.

Maria Isabel acrescenta que a superdosagem pode ser prejudicial à saúde. “Se a pessoa tomou a vacina há cinco anos e deseja repetir a dose, não irá aumentar o efeito. Ao contrário, o excesso de doses pode trazer mais malefícios do que benefícios ao paciente. Pedimos também a compreensão de todos para que procurem seus cartões de vacina e verifiquem se estão imunes. Não estamos em uma área endêmica e não há casos de suspeita, então, é importante verificar antes de buscar a unidade de saúde”.

HPV e Meningite C

Em relação às vacinas contra HPV e Meningite C, a coordenadora afirma que a vacinação terá início nessa segunda-feira, 23. “Essas vacinas entraram no calendário em janeiro e foram disponibilizadas para nós nessa quarta-feira, 18. Durante o resto da semana, estamos repassando as doses para as unidades de saúde e, a partir de segunda, elas serão aplicadas”.

Com as mudanças no calendário de vacinação desse ano, a vacina contra HPV passou a ser disponibilizada para meninos entre 12 e 13 anos e a vacina contra a Meningite C, que não era oferecida pelo Ministério da Saúde, foi incluída no calendário para adolescentes entre 12 e 13 anos de ambos os sexos. “Não faremos uma campanha no momento, pois estamos recebendo pequenos lotes de vacina, mas os responsáveis podem levar seus filhos para receber a imunização nas unidades de saúde”.

A coordenadora ressalta que é necessária a apresentação do cartão de vacinas. “O ideal é que sempre que o paciente compareça à unidade, ele esteja portando o cartão. Tem pessoas que recebem uma dose e descartam o documento, mas é importante que ele esteja sempre atualizado”.

2 Comentários

  1. Moradora de Araguari disse:

    Não e de assustar que chega em posto de saúde e não e atendido para vacinação. Mesmo com cartão e um descaso para atender a gente, parece que ta fazendo e favor ao morador do bairro.

  2. Paulo disse:

    Muito pouco caso dos atendentes de postos de saúde! Parecem que estão lidando com animais!! A saúde é em último lugar…
    Parece que sai do bolso deles…

Deixe seu comentário: