Surto de febre amarela em Minas Gerais preocupa moradores de Araguari
ter, 17 de janeiro de 2017 05:10Da Redação
O Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está adotando medidas para conter o surto da Febre Amarela. Diante disso, uma grande mobilização de vacinação está sendo realizada nos municípios mineiros mais afetados. De acordo com o último balanço da SES, foram registrados em Minas, 133 casos de pessoas com suspeita de febre amarela silvestre, com um saldo de 38 mortes. Destes, 20 são prováveis, pois tiveram indicações da doença nos primeiros exames, sendo 10 mortes.
Diante disso, o Ministério da Saúde está enviando em torno de 285 mil doses da vacina contra a febre amarela, para reforçar o estoque de 280 mil em todo o estado. A doença tem maior incidência entre dezembro e maio. A orientação é que todos que moram próximos aos municípios em alerta ou irão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, procurem os postos de saúde para receber a vacina.

Em Araguari não há casos da doença, assim, a vacinação seguirá a Campanha Nacional
A situação tem preocupado moradores de Araguari. Entretanto, segundo afirmou a coordenadora do Departamento de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Maria Lúcia Hirono, no Triângulo Mineiro não houve nenhum registro suspeito ou comprovado da doença. “A campanhas de vacinação estão acontecendo em alguns municípios do leste de Minas, devido à prioridade das regiões onde existe a incidência da doença. Araguari não está na área de alerta da doença e não temos nenhum caso registrado. Diante disso, seguiremos o calendário nacional. É importante ressaltar que estamos atentos ao que acontece em Araguari e aguardamos a orientação do Ministério da Saúde para a realização de qualquer tipo de mobilização,” afirmou.
Conforme apurou a reportagem, a vacina periódica está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Araguari e atende somente ao público-alvo. O imunizante contra a febre amarela é administrado em duas doses: uma aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. As crianças que nunca foram vacinadas recebem a primeira dose e após 30 dias o reforço. Nas UBS’s, as pessoas podem ainda aproveitar para fazer a atualização do cartão de vacinação e verificar se a vacina está em dia.
A coordenadora alertou ainda para a transmissão da doença que ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. “Mesmo não tendo sido registrados casos da doença, a população não deve ignorar o fator de transmissão. E preciso estar atentos, pois, os criadouros do mosquito da dengue podem estar em nossas próprias casas,” alertou.
Sintomas
A febre amarela provoca insuficiência hepática e renal. Os sintomas se iniciam de forma repentina, com febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, prostração, náuseas e vômitos. A doença evolui, numa segunda fase, para diarreia acompanhada de vômitos, icterícia, diminuição da produção de urina, sangramentos e torpor. O quadro pode evoluir para coma e até morte. O índice de mortalidade, em estágio grave, alcança de 20% a 50% dos doentes. O tratamento é apenas para aliviar os sintomas, pois não existem medicamentos específicos contra a doença.
Casos suspeitos
No início deste mês, foram intensificadas ações de prevenção e vacinação nos municípios: Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema e Inhapim. Nestes locais, agentes de saúde estão imunizando a população, de casa em casa. Com a atualização dos números, subiu de 15 para 21 o total de cidades que registaram casos, óbitos ou de epizotias (morte de macacos na zona rural, o que é indício da doença). Diante das novas notificações, o governo de Minas expandiu a rede de atenção aos 152 municípios que integram as quatro unidades regionais de Saúde com algum tipo de registro da doença: as macrorregiões de Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Manhumirim.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
