Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretário de Agricultura recebe órgãos de imprensa e informa condições da pasta

sex, 6 de janeiro de 2017 05:33

Da Redação

Atualmente, a pasta possui quatro tratores em funcionamento

O secretário de Agricultura, Jaime Battaglini, participou de uma coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 5, onde apresentou a situação atual da pasta. Dentre os principais problemas apontados, está o mau funcionamento do maquinário utilizado para auxiliar os produtores rurais do município.

Alguns tratores foram encontrados em situações bastante precárias

Alguns tratores foram encontrados em situações bastante precárias

 

De acordo com Jaime Battaglini, dentre as máquinas da secretaria, existem quatro tratores em funcionamento e outro que necessita de reparos. “Não encontramos tantos problemas quanto pensamos que iríamos encontrar. As máquinas de silagem, carretas, tratores e caminhões estão todos aqui. Muitos necessitam de reparos, mas demos um pontapé inicial e esses problemas serão resolvidos”.

O maquinário oferece suporte aos produtores da zona rural. “Em fevereiro se inicia o processo de silagem, então, recebemos vários pedidos de encomenda. Também temos máquinas de aração, nivelamento e plantio. Como algumas estão em péssimas condições, nós estamos considerando a possibilidade de oferecer um serviço terceirizado até que essas máquinas sejam consertadas”.

Outra questão discutida durante a coletiva foi referente às condições das estradas rurais que, atualmente, são de responsabilidade da secretaria de Obras. “O correto seria que as patrolas e motoniveladoras ficassem na secretaria de Agricultura, porque a secretaria de Obras demanda muitos serviços e nós temos contato direto com o produtor. A expectativa é que uma das patrolas venha para a Agricultura, mas com apenas uma máquina, não conseguimos realizar o serviço em toda a extensão da estrada”.

O secretário de Agricultura, Jaime Battaglini, participou de uma coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 5

O secretário de Agricultura, Jaime Battaglini, participou de uma coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 5

 

Dentre as atribuições da secretaria, estão também o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Patrulha Rural e a realização da Feira Livre. Além disso, a pasta trabalha em conjunto com órgãos como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Em relação à Emater, o secretário afirma que há atraso de pagamento por parte da prefeitura. “Estamos em atraso com nove parcelas que geram um total de R$ 139 mil. Esse valor repassado mensalmente é utilizado para pagar o aluguel, conta de água e luz”. A Emater atente aos pequenos produtores do município, orientando-os em relação ao desenvolvimento de projetos a serem apresentados em bancos, para conseguir financiamentos. “Esse trabalho tem um retorno ao município, que anualmente, recebe cerca de R$ 3 milhões provenientes de impostos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: